Caio Bonfim vence meeting da série ouro na Europa

Caio Bonfim   / Foto:  Wagner Carmo/CBAt

República Checa – O brasiliense Caio Bonfim (CASO-DF) venceu neste sábado (2/4) o Grande Prêmio Internacional de Marcha Atlética de Podebrady 2022, na República Checa, evento da série ouro do World Athletics Race Walking Tour.
 
O ganhador da medalha de bronze nos 20 km do Mundial de Londres-2017 completou o percurso em 1:18:54, num desempenho excepcional – apesar do frio de 2 graus ficou a sete segundos do seu melhor resultado, o recorde brasileiro (1:18:47, de 2019, em La Coruña, Espanha). A mexicana Valeria Orturo, com 1:29:25 venceu os 20 km entre as mulheres.
 
O meeting, que chegou a sua 90ª edição, certamente uma das mais antigas provas do mundo na especialidade, foi realizado no parque da cidade SPA Colonnade e Caio competiu com medalhistas olímpicos e em mundiais.
 
O segundo colocado foi Perseus Karlstrom, da Suécia (1:19:42), medalha de bronze no Mundial de Doha-2019, bicampeão europeu, e que era apontado como um dos favoritos ao pódio, seguido por David Kenny, da Irlanda, com 1:19:44. Competiram 367 marchadores, 91 deles nos 20 km masculino.
 
"Terminou a prova aqui, 3 graus, estamos congelando, mas o senhor reservou isso para a gente. Ritmo insano do começo ao fim, mas as pernas responderam, a parte técnica e a mental responderam e, na espiritual, Deus estava no controle. Fomos administrando a prova e ganhamos. Fui o único que fiz abaixo de 1:19 e estou muito feliz. Obrigado a todos que acompanharam e torceram”, disse Caio agradecendo a CASO, seu clube, as Loterias Caixa, patrocinador de seu clube e máster do atletismo brasileiro, e o Programa Compete Brasília do Governo do Distrito Federal, pelas passagens aéreas.
 
"Estamos muito felizes. A gente sabia que o Caio estava vindo muito bem, pelos resultados dele do Mundial de Omã, por equipes. Ele foi impecável tecnicamente. Eu sabia e falei para ele durante a prova que hoje era o dia dele. Um grande resultado, ficou a sete segundos do melhor resultado dele, o recorde brasileiro. Estamos só começando. Queremos chegar bem em Oregon e brilhar! Deixar o nosso país mais orgulhoso ainda e nossa bandeira em evidência", afirmou Gianetti Sena Bonfim, treinadora e mãe de Caio, dizendo que "estava congelada" com o frio intenso de Podebrady durante a prova.
 
O Mundial do Oregon, que será realizado na cidade de Eugene, nos Estados Unidos, de 15 a 24 de julho, é a principal competição de Caio Bonfim este ano.
 
Veja Também: