CBAt convoca os primeiros brasileiros para a Olimpíada do Rio | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

CBAt convoca os primeiros brasileiros para a Olimpíada do Rio

Nomes dos maratonistas e marchadores de 50 km já estão definidos / Foto: Wagner Carmo/CBAt

Rio de Janeiro - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou nesta quarta-feira (dia 11) os primeiros representantes do País para os Jogos Olímpicos Rio 2016. São os seis maratonistas - três homens e três mulheres - e os três atletas dos 50 km marcha.
 
O prazo de obtenção dos índices nas duas especialidades terminou no último domingo (8) e a partir de agora eles devem se concentrar para a principal competição da temporada, marcada para agosto.
 
Nada menos do que 20 maratonistas - 13 no masculino e 7 no feminino - conseguiram as marcas mínimas de 2:19:00 exigida para os homens e de 2:45:00 para as mulheres, um recorde no Atletismo brasileiro. Só os três primeiros colocados no Ranking nacional foram convocados, já que este é o limite de representantes por país em cada prova.
 
Na maratona masculina, foram chamados Marilson Gomes dos Santos (BM&FBovespa-SP), com a marca de 2:11:00, obtida em Hamburgo, na Alemanha, em 26 de abril de 2015; Paulo Roberto de Almeida Paula (LUASA-SP), com 2:11:02, em Fukuoka, no Japão, em 06 de dezembro de 2015; e Solonei Rocha da Silva (Orcampi/Unimed-SP), com 2:13:15, em Milão, na Itália, em 12 de abril do ano passado.
 
No feminino, Adriana Aparecida da Silva (Pinheiros-SP) fez o melhor tempo no Ranking, com 2:31:23, alcançado em Hamburgo, na Alemanha, no dia 17 de abril passado, seguida de Marily dos Santos (Veteranos-BA), com 2:37:25, em Sevilha, na Espanha, em 22 de fevereiro de 2015, e de Graciete Moreira Carneiro Santana (AASF-BA), com 2:38:33, também em Sevilha, mas em 21 de fevereiro deste ano.
 
Nos 50 km marcha, três atletas conseguiram a marca mínima de 4:06:00: Jonathan Riekmann (AABLU-SC), com 3:55:26, em Dudince, na Eslováquia, em 19 de março passado; Mário José dos Santos Junior (BM&FBovespa-SP), com 3:55:36, também em Dudince, em 21 de março de 2015, e Caio Bonfim (CASO-DF), com 4.01:42, em Santee, nos Estados Unidos, em 22 de novembro do ano passado.
 
Nas duas especialidades, segundo os critérios de convocação fixado pela CBAt o prazo para a obtenção de índice começou no dia 1º de janeiro de 2015.
 
Nas demais provas do calendário olímpico, as marcas mínimas começaram a ser reconhecidas no dia 1º de maio de 2015 e prosseguem até próximo dia 03 de julho, quando termina o Troféu Brasil Caixa de Atletismo, em São Bernardo do Campo (SP).
 
A lista dos convocados:
 
Maratona Masculina
Marilson Gomes dos Santos (SP)
Paulo Roberto de Almeida Paula (SP)
Solonei Rocha da Silva (SP)
 
Maratona Feminino
Adriana Aparecida da Silva (SP)
Marily dos Santos (BA)
Graciete Moreira Carneiro Santana (BA)
 
50 km marcha*
Jonathan Riekmann (SC)
Mário José dos Santos Junior (SP)
Caio Oliveira de Sena Bonfim (DF)
 
(*) Apenas homens competem nesta distância.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook