Centro de Excelência conquista 10 medalhas no Troféu Brasil | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Centro de Excelência conquista 10 medalhas no Troféu Brasil

Jonathan ficou a um centímetro do índice para o Mundial / Foto: Flávio Perez/Orcampi

São Paulo - O Centro de Excelência Esportiva, projeto da Federação Paulista de Atletismo com apoio do Governo Estadual, mostrou mais uma vez o potencial da nova geração que defenderá as cores do Brasil nos próximos anos. Durante o XXXII Troféu Brasil de Atletismo, principal competição da modalidade no País, encerrado no domingo, dia 9, no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, em São Paulo, os integrantes do projeto conquistaram 10 medalhas (dois ouros, quatro pratas e quatro bronzes). Os destaques vieram do salto triplo e salto em distância.
 
Jonathan Henrique (Orcampi/Unimed/CEE-SP) ficou com a prata, saltando 16,84m, apenas um centímetro a menos do que índice exigido para participar do Campeonato Mundial de Moscou. Jean Casemiro (EC.Rezende/Unimep/Selam/CEE-SP) também subiu ao pódio, mas em terceiro (16,82m). O vencedor foi Jefferson Sabino (Orcampi/Unimed), 16,94m. 
 
"O Jonathan não acertou os primeiros saltos e só conseguiu entrar na disputa no último. Se tivesse acertado desde o início, ele certamente passaria dos 17 metros. Mas, o resultado foi muito importante, confirmou que o atleta tem tudo para se superar", explicou o técnico Nélio Moura.
 
"Apesar de não ter dado a vaga o resultado é forte. Espero que até o Sul-Americano essa marca saia. Agora, a vontade só aumenta de passar esse um centímetro", disse Jonathan.
 
A prova teve ainda os triplistas Paulo Sergio (ARPA/SMEL/FLEX/CEE-SJRP) em quinto lugar (16,11m), Danylo Santos (Fundacte/SEMEPP/CEE-PP) em oitavo (15,18m), Mateus de Sá (Orcampi/Unimed/CEE-SP) em nono (15,15m) e Bruno Valério (IMST/CEE-SP) em décimo (15,07m). 
 
Para os mais novos, como Mateus Daniel de Sá, de 16 anos, a experiência de encarar uma disputa de alto nível foi mais do que gratificante. "Me dedico ao salto triplo e quero representar o Brasil no futuro em campeonatos mundiais. Hoje participo de provas ao lado de outros campeões como o Jefferson Sabino e o Jonathan Silva, que também é do Centro de Excelência Esportiva, e isso é muito bom para o meu crescimento", contou o garoto de Dracena (SP).
 
Já no salto triplo feminino, Gabriele Sousa (Fundacte/SEMEPP/CEE-PP) conquistou o segundo lugar, com a marca de 13,47m, melhorando o índice para o Pan-Americano de Juvenis. A jovem tinha 13,05m. Na mesma prova, Claudine Paola (Orcampi/Unimed/CEE-SP) terminou na quinta colocação (13,08m), Flávia Angélica (Fundacte/SEMEPP/CEE-PP) ficou em sexto (13,08m) e Ingrid Lira (GR Barueri/CEE-SP) foi a décima (12,44m).
 
A prova do salto em distância também rendeu bons resultados para o CEE. Tiago da Silva (Atletismo Americana/CEE-SP) ficou em segundo lugar, saltando 7,91m, atrás apenas de Duda da Silva (BM&FBovespa), novo recordista da competição (8,31m), enquanto Paulo Sérgio (ARPA/SMEL/FLEX/CEE-SJRP) foi o terceiro, com 7,85m. Na mesma prova, Felipe Vinícius (EC Pinheiros/CEE-SP) foi o 11º colocado (7,20m). 
 
Corredores também sobem ao pódio - Ainda na pista de nível 1 da IAAF, no Ibirapuera, Hederson Estefani (Brasil FC/Fupes/CEE-Baixada Santista) ficou com a medalha de bronze nos 400 com barreiras, fechando a prova em 50s31. O atleta de 22 anos ainda correu os 400m rasos, cruzando a linha de chegada em quinto (46s42).
 
No revezamento 4x400m Barbara Farias, que terminou os 400m rasos em quinto lugar (53s90), abriu a disputa que deu medalha de ouro para a equipe BM&F/Bovespa (3min34s01). Jéssica Gonzaga, Thainara Oliveira e Ana Maria Rodrigues ajudaram Orcampi/Unimed a ficar com a prata (3min46s18). No masculino, Alexander Russo integrou a equipe da Orcampi/Unimed, que venceu a prova com o tempo de 3min05s58, enquanto Jackson César foi bronze com a equipe Fundacte/SEMEPP, que cruzou a linha de chegada em 3min07s43. Na mesma prova, Felipe Dimitri, Raul Antonio, Vinícius Ortrante e Wesley Diego, do núcleo de São José do Rio Preto, colocaram a ARPA/SMEL/FLEX em oitavo lugar (3min17s42). 
 
No revezamento 4x100m, Jackson Cesar voltou ao pódio, também em terceiro lugar, com a equipe Fundacte/SEMEPP, completando a prova em 39s61, enquanto Ricardo Mário integrou a equipe da Orcampi/Unimed que encerrou a prova em quarto lugar (38s94), e Lucas da Silva fez parte do grupo do GR Barueri, que fechou a prova na quinta colocação (40s90). Na prova feminina, Luana Gomes e Ingrid Lira ajudaram o GR Barueri a conquistar o quinto lugar (48s69).
 
Outros destaques - Alguns atletas do CEE não subiram ao pódio, mas apresentaram bons resultados. Nas provas combinadas, Yuri da Silva Ventura (Fundacte/SEMEPP/CEE-PP), encerrou o decatlo em quinto lugar, acumulando 6711 pontos, enquanto Amanda Tomaz (Orcampi/Unimed/CEE-SP), ficou em sexto lugar no heptatlo, somando 4836 pontos.
 
No lançamento do dardo, Edivânia Araújo (ARPA/SMEL/FLEX/CEE-SJRP) foi a 10ª colocada (42,28m) e Daniela Mieko (Orcampi/Unimed/CEE-SP) terminou em 12º lugar (36,69m). Jonathan Felipe (ASA Sertãozinho/CEE-Sertãozinho) foi o nono colocado no lançamento do martelo (55,08m), prova em que Cibele Rosa (Orcampi/Unimed/CEE-Campinas) terminou em sexto lugar (51,36m). Alan Tiago (EC Rezende/Unimep/Selam/CEE-Piracicaba) foi o 12º colocado no arremesso do peso (15,72m).
 
Jéssica Gonzaga (Orcampi/Unimed/CEE) foi a décima colocada (4min45s81) nos 1.500m rasos e sexta nos 800m (2min08s01). Alex Render (Orcampi/Unimed/CEE-Campinas) terminou os 3.000 com obstáculos em 11º lugar, com o tempo de 9min33s77. 
 
No salto em altura, Rafael Uchona (Orcampi/Unimed/CEE-SJRP) ficou em quarto lugar (2,11m), Thiago Julio Moura (Guarulhos/CEE-SP) terminou em sexto (2,06m), seguido por Tiago Portela (Fênix Atletismo/CEE-SP), sétimo (2,06m). Já no salto em distância feminino, Andressa Fidelis (GR Barueri/CEE-SP) foi a sexta colocada (5,95m) e Flavia Angélica (Fundacte/SEMEPP/CEE-PP) terminou em nono lugar (5,88m)
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook