COB contrata Carlos Alberto Cavalheiro para coordenar velocistas
Rio de Janeiro - O Comitê Olímpico do Brasil (COB) contratou Carlos Alberto Cavalheiro, ex-treinador do medalhista olímpico Robson Caetano, para coordenar as equipes masculina e feminina de velocistas, visando aos Jogos Olímpicos Rio 2016. De volta ao Brasil depois de uma década trabalhando no Catar, Cavalheiro está à frente da preparação para as provas de velocidade e revezamentos (100m, 200m e 4x100m) da seleção nacional.
Além da participação em Seul 88, quando conquistou a medalha com Robson Caetano, Cavalheiro participou dos Jogos Olímpicos de 1992, 1996 e 2004 como treinador da equipe brasileira. Depois, trabalhou no Uruguai e no Equador, antes de transferir-se para o Catar. O técnico foi responsável pelo treinamento de Ronaldo da Costa (recorde mundial da maratona) e velocistas como Geisa Coutinho e Rosângela dos Santos, além de Robson.
"Eu trabalhei com o Beto em 2007 e 2008. Ele é um excelente profissional. Vejo nele um pai para mim. Ele tem uma equipe muito boa que está trabalhando muito para que a gente consiga essa medalha que está batendo na trave nestes últimos anos. Treinando com seriedade todos os dias a gente pode conseguir o que quer", disse Rosângela dos Santos, uma das atletas de elite da modalidade que treinam desde o final de 2013 na Universidade de Miami.
Além de Rosângela, participam deste período de treinamento no Rio de Janeiro as finalistas olímpicas em Londres 2012, Ana Cláudia Lemos, Franciela Krasucki e Evelyn dos Santos. "Esse treinamento juntando as meninas mais novas e as mais velhas é de suma importância para o entrosamento do grupo. Podemos minimizar os erros para as competições, transmitir experiência para as jovens e corrigir nossas deficiências”, disse Ana Cláudia.
Representantes da nova geração do atletismo nacional estão aproveitando ao máximo a oportunidade de treinar com atletas já consagradas. "Ser convidada para estar aqui me deixou muito contente por eu poder ter a oportunidade de adquirir experiência com as mais velhas. Do primeiro dia de camping para hoje já notei uma evolução no meu desempenho", destacou a jovem Mirna Marques, de 18 anos, que disputou o último Mundial de Menores e os Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014.
Outras sete jovens velocistas participam do treinamento: Bruna Jéssica Oliveira Farias, Karina da Rosa, Kauiza Moreira Venâncio, Tamiris de Liz, Thaissa Barbosa Presti, Vanusa Henrique dos Santos e Vitoria Cristina Silva Rosa.
A primeira atividade do novo coordenador do atletismo brasileiro está servindo para entrosar ainda mais o grupo. "Temos equipes muito boas e vamos fazer tudo que o que for possível para que os resultados apareçam. Temos uma equipe multidisciplinar completa trabalhando para dar o suporte que as meninas precisam. A ideia é fazer uma escola de velocidade no Brasil", afirmou Carlos Alberto Cavalheiro.
Finalista no último mundial, o revezamento 4x100m feminino do Brasil terá um ano com eventos importantes. Em maio, será realizado o Mundial de Revezamentos, nas Bahamas. Depois o desafio são os Jogos Pan-americanos de Toronto (Canadá), em julho, seguidos do Campeonato Mundial de Atletismo, em agosto, na China.