Contundida, Ana Cláudia já pensa em 2016

Ana Cláudia, instantes antes de sofrer a lesão / Foto: Wagner Carmo / CBAt

Toronto - Confiante, a velocista Ana Cláudia Lemos entrou na manhã desta quinta-feira (dia 23) na pista do Estádio da York University, em Toronto, disposta a lutar pelo bicampeonato dos 200 m dos Jogos Pan-Americanos. O sonho durou só os primeiros 100 m. Na curva sentiu dores na coxa direita e, ao tentar continuar, não conseguiu. Teve uma lesão no músculo posterior e está fora do PAN e do Mundial de Pequim, em agosto.

Sétima colocada nos 100 m na noite de quarta-feira (22), a atleta estava abatida depois de passar pelo atendimento médico no Estádio. "Estava bem treinada e o objetivo era brigar por um lugar no pódio. Fiz um ótimo aquecimento, mas na curva senti dor e alguns metros depois tive de parar", contou a velocista cearense. "Essas coisas fazem parte do esporte e agora tenho de buscar minha recuperação", completou Ana Claudia, que disputaria ainda o revezamento 4x100 m no PAN.
 
Pelos exames clínicos feito ao lado da pista a gravidade da contusão não pode ser avaliada com segurança. "Ela fará ultrassom aqui em Toronto e exames mais completos no Brasil. A princípio, ela terá de ficar de quatro a seis semanas em tratamento", informou o médico Cristiano Laurino. "Falei com a Ana Cláudia e ela está consciente do tempo que ficará sem treinar." 
 
O técnico Katsuhico Nakaya, que orienta a atleta e está na Seleção Brasileira em Toronto, lamentou a contusão. "Infelizmente esses problemas fazem parte do jogo. Ela tem de ter calma, fazer uma boa recuperação e começar a pensar na temporada 2016, que será extremamente importante para todos", disse, referindo-se aos Jogos Olímpicos do Rio.
 
Ana Cláudia sentiu a lesão na segunda série eliminatória. Na primeira, Vitória Cristina Rosa garantiu vaga para as semifinais desta quinta-feira ao terminar em 4º lugar, com 23.36 (1.7). "Foi bom estrear no PAN, na semifinal terei de ser mais rápida", disse.
 
Nas eliminatórias dos 200 m masculino, Aldemir Gomes Júnior e Bruno Lins também passaram para as semifinais, marcada para as 19:20 (Brasília) desta quinta. Aldemir ficou em 3º lugar na 1ª série, com 20.54 (2.4) e Bruno em 2º na 2ª, com 20.41 (1.6).
 
Após as sete primeiras provas do decatlo, os brasileiros Felipe Vinícius dos Santos e Luiz Alberto de Araújo continuam na luta por medalhas. Felipe é o 2º colocado, com 6.072 pontos, e Luiz Alberto o 3º, com 5.995. A liderança é do canadense Damian Warner, com 6.328 pontos.

Veja Também: