Copa Brasil Caixa de Provas Combinadas tem 40% dos participantes da categoria Menor | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Copa Brasil Caixa de Provas Combinadas tem 40% dos participantes da categoria Menor

Anderson, Luiz Alberto e Chinin correm os 100 m e lideram decatlo / Foto: Fernando Soutelo-Agif/Divulgação CBAtRio de Janeiro - Nada menos do que 40% dos participantes da Copa Brasil Caixa de Provas Combinadas, que começou na manhã deste sábado 16 e termina na tarde deste domingo 17, no CEFAN (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes), são da categoria Menor (16 e 17 anos).

"Isso é um resultado natural do investimento feito na base do esporte", comentou Pedro Ferreira Filho, recordista brasileiro do decatlo, com 8.266 pontos, há 24 anos e coordenador do Centro Treinamento Caixa/Marinha do Brasil, no CEFAN. "Temos de tirar a qualidade dessa garotada", concluiu.

Vários atletas optaram pelo octatlo no masculino e pelo heptatlo no feminino - uma série de oito e sete de provas, respectivamente - destinado para os menores justamente por apostar na regularidade em todas as especialidades. Esse é caso, por exemplo, de Amanda Aparecida da Silva Tomaz, líder do ranking de 2010 e que terminou em primeiro lugar na etapa de abertura da competição na manhã de sábado, com 1.693 pontos. Ela venceu os 100 m com barreiras e o salto em altura.

"Gosto muito de todas as provas e pretendo me dedicar sempre ao heptatlo", disse Amanda, de 16 anos, que nasceu em São Roque, defende o Assem de São José dos Campos e mora no Conjunto Desportivo do Ibirapuera, em São Paulo. "Procuro assistir às provas das juvenis e das adultas para observar o movimento específico de cada uma em suas provas."

Isso já não acontece com Romário Custódio, de 17 anos, da ASA São Bernardo. Vencedor do salto em distância juvenil, ele disputa o decatlo apenas como parte de seu treinamento. "Vou me especializar no salto em distância e no salto triplo. São as provas que gosto mais e que consigo os melhores resultados", afirmou o atleta nascido em São Bernardo, um dos 160 mantidos pela Associação São-Bernardense de Atletismo.

"Estamos aguardando a finalização da construção de nosso estádio de Atletismo, marcado para agosto, para termos a estrutura perfeita de trabalho em São Bernardo", contou o técnico Otaviano Caetano, que acompanha nove atletas do clube ao Rio.

Os cerca de cem atletas participantes, representando 31 clubes, seis Estados e o Distrito Federal, enfrentaram um calor de cerca de 34 graus na parte da manhã e um sol forte.

Na categoria adulta, Luiz Alberto Cardoso de Araújo lidera o decatlo, com 2.468 pontos, seguido de Carlos Eduardo Bezerra Chinin, com 2.462, e de Anderson Estevão Venâncio, com 2.448 - os três da BM&F Bovespa. No juvenil, a liderança é de Matheus Bernardino da Silva, da ASA São Bernardo, com 2.133 pontos. Lucas Ferraz Conceição, de Ivoti, está em segundo, com 2.127, seguido de Romário Custódio, da ASA São Bernardo, com 2.115. No octatlo, Althieres Aparecido dos Santos é o primeiro colocado, do Cria Lavras, com 1.466 pontos. Felipe Vinícius dos Santos, da Adeco, ocupa a segunda colocação, com 1.459, enquanto Carlos Eduardo Grachet, do Silveira Sampaio, está em terceiro lugar, com 1.450.

No heptatlo adulto, Melry Caldeira, da BM&FBovespa, é a líder com 1.643 pontos. Katiusca Moreira Venâncio, da Orcampi Unimed) é a segunda, com 1.637, seguida de Vaneza Drummont, da BM&FBovespa, com 1.633. No juvenil, Tamara Alexandrino de Sousa, do Ideal Brasil, lidera o juvenil, com 1.695 pontos, seguido de Débora Cristina Pires, da Esporte e Vida, com 1.473, e de Larissa Salustiano Furquim, da ASA Sertãozinho, com 1.048. Na menor, Amanda Aparecida da Silva Tomaz está na primeira colocação, com 1.579 pontos, à frente de Gabriela de Farias Lima, do Silveira Sampaio, com 1.483, e de Karen Maria Cerqueira Lopes, da Mangueira, com 1.400.

Os atletas têm este ano dois objetivos: conquistar os índices exigidos pela CBAt para o Mundial da Coreia do Sul, em agosto, e para os Jogos Pan-Americanos do México, em outubro. Para o Mundial, as marcas exigidas são de 8.125 pontos no decatlo e 6.178 no heptatlo, enquanto para o PAN os índices são de 8.186 no decatlo e 5.768 no heptatlo.

Programação deste domingo, resultados deste sábado e mais informações podem ser obtidas no hotsite do evento - acesso pelo link: http://www.cbat.org.br/competicoes/copa_combinadas/default.asp

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook