Daniel Nascimento vence novamente a Copa Brasil de Cross Country

Confiante, atleta parte para novos desafios / Foto: Wagner Carmo/CBAt

São Paulo - O paulista Daniel Ferreira do Nascimento (Orcampi Unimed-SP), um dos maiores destaques das categorias de base do Atletismo nacional, conquistou o tetracampeonato da Copa Brasil Caixa de Cross Country, na tarde deste domingo (dia 5), no Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste de São Paulo (SP). Ele tem um título na categoria Sub-18 e agora três na Sub-20. Confiante, parte para novos desafios.
 
O próximo é lutar pela medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de Santiago do Chile, no dia 19 deste mês. Ele garantiu a vaga na Seleção Brasileira ao vencer a prova que fechou a competição deste domingo. No Chile, ele terá outro objetivo: brigar pelo título e se classificar para o Mundial de Cross Country de Kampala, no dia 26 de março, em Uganda.
 
"Já participei de outros Mundiais, agora estou mais experiente e acho que posso conseguiu resultados melhores", disse, sem menosprezar o Sul-Americano. "Sei que tenho de ir passo a passo, mas tenho de ter objetivos grandes."
 
Daniel ganhou muita rodagem nos últimos anos. Depois de ganhar a medalha de bronze na Copa Pan-Americana de Cross de Barranquila, na Colômbia, em 2015, no ano passado, ele ganhou o ouro no Campeonato Pan-Americano de Caraballeda, em Vargas, na Venezuela, também no Sub-20, enfrentando adversários mais velhos nas duas oportunidades. Em 2014, ele já havia sido campeão sul-americano sub-18 em Assunção, no Paraguai.
 
"Achei desta vez o percurso mais tranquilo, talvez por ter feito a última prova. O calor atrapalhou um pouco e muitos acabaram sofrendo mais do que eu", afirmou. "Forcei o ritmo desde o início para não correr riscos e acabei liderando de ponta a ponta", comentou, sem demonstrar cansaço. Ele completou os 8 km, com mais de 1 minuto de vantagem sobre o segundo colocado, Walace Evangelista Caldas, com 27:39.
 
Já na categoria feminina, Graziele Zarri disputou a Copa Brasil Caixa pela quinta vez e conquistou a quinta vitória. Ela completou os 6 km em 26:17, se despedindo das categorias de base com 100% de aproveitamento na competição. "Foram três vitórias na Sub-18 e duas na Sub-20. Não poderia estar mais feliz", disse a atleta de 18 anos, nascida na cidade de Sorocaba, mas radicada em Candido Mota, também no interior de São Paulo.
 
O técnico João Nicolau dos Santos, o Pingo, está muito feliz com a hegemonia de sua atleta, que agora passará a competir pelo Pinheiros-SP. "Ela agora vai passar para o adulto, terá novos desafios e precisará de um clube maior", disse. "Em Candido Mota, nossa preocupação é o trabalho social. Trabalhamos com 300 crianças e jovens carentes no Centro Vocacional Frei Paulino. A Graziele chegou lá com 6 anos de idade", lembrou o treinador. Além de Graziele, o clube venceu também a categoria feminina Sub-18 da competição, com Bianca Vitória dos Santos na manhã deste domingo.
 
Na Sub-18 masculina, a vitória foi do mineiro Pedro Henrique de Oliveira (UFJF-MG), de apenas 15 anos, que completou os 6 km em 21:46. "Não esperava vencer. Além de ser um dos mais novos, meus concorrentes tinham tempos melhores", disse o corredor, que faz Atletismo há 5 anos e que ficou em 16º lugar na edição de 2016. "Agora, vou manter o treinamento para disputar a minha primeira competição internacional."
 
A Confederação Brasileira de Atletismo convocará, nos próximos dias, os campeões da Copa Brasil como representantes do País no Sul-Americano de Cross Country, que será disputado no dia 19 deste mês, em Santiago, no Chile. 
 
Os pódios da tarde deste domingo
 
6 km feminino Sub-20
1-Graziele Zarri (CVC Mota-SP) - 26:17
2-Raquel de Carvalho Xavier (CE-3-DF) - 26:54
3-Emelly Nicole da Silva (Vasco da Gama-RJ) - 27:53
 
6 km masculino Sub-18
1-Pedro Henrique de Oliveira (UFJF-MG) - 21:46
2-Evandro da Luz Bandeira (Barra do Garças-MT) - 21:58
3-Lucas Pinho Leite (Barra do Garças-MT) - 21:58
 
8 km masculino Sub-20
1-Daniel Ferreira do Nascimento (Orcampi Unimed-SP) - 27:39
2-Walace Evangelista Caldas (Pinheiros-SP) - 28:53
3-Francisco Veríssimo Lima (UFJF-MG) - 29:06
 
Classificação por equipes
 
6 km feminino Sub-20
1-Vasco da Gama-RJ - 20 pontos
 
6 km masculino Sub-18
1-Vasco da Gama-RJ - 36 pontos
2-SESI-SP - 45
3-Orcampi Unimed-SP - 51
 
8 km feminino Sub-20
1-Orcampi Unimed-SP - 21 pontos
2-Curitiba Smelj-PR - 54
 
Mais informações e resultados no hotsite do evento: 
http://www.cbat.org.br/competicoes/copa_cross/2017/default.asp

Veja Também: