Duda abandona futebol e Atletismo ganha um talento | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Duda abandona futebol e Atletismo ganha um talento

Campeã Mundial Indoor, Mauro Vinícius busca bons resultados em Londres/ Foto: Ian Walton/Getty Images

São Paulo- O paulista Mauro Vinícius da Silva, o "Duda", campeão mundial indoor do salto em distância em março deste ano, em Istambul, é uma das esperanças brasileiras para conseguir uma boa classificação nos Jogos Olímpicos de Londres. Aos 25 anos, o atleta nascido na cidade de Presidente Prudente (SP), sentiu o doce gosto do ouro na Turquia e está bastante motivado.
 
Morador em São José do Rio Preto, também no interior paulista, ele será um dos brasileiros que competirão no primeiro dia do torneio de Atletismo, que começará no próximo dia 3 de agosto, no Estádio Olímpico da capital britânica. Neste dia, disputará a prova de qualificação do salto em distância, a partir das 15:50 (horário Brasília), em busca de uma vaga para a final.
 
Top 10 no Ranking Mundial 2010 com 8,27 m ao ar livre, este ano ele saltou 8,28 m na qualificação do Mundial Indoor na Turquia. Na prova final, saltou 8,23 m e ganhou a medalha de ouro. Assim, Mauro é o terceiro atleta do Brasil a conquistar um título indoor, depois de Zequinha Barbosa (800 m), em Indianápolis 1987, e Fabiana Murer (salto com vara), em Doha 2012.
 
Em 2012, é o número 1 do Ranking Sul-Americano, com 8,10 m (-0.6), feito em 10 de fevereiro, em São Paulo. "Duda está se preparando para a Olimpíada, então, antes de Londres, não repetirá seus melhores saltos", explicou Aristides Junqueira, seu treinador há seis anos.
 
Uma das virtudes de Duda é a habilidade de lidar muito bem com a pressão. Este ano, no Brazilian Athletics Tour, ele conseguiu resultados positivos com a marca do último salto. "Ele mostrou tranquilidade para resolver a situação em cima da hora, como já havia feito em Istambul", explica Aristides.
 
Ex-jogador de futebol da escolinha do São Paulo, ele resolveu abandonar o esporte aos 16 anos para trabalhar. Apenas em 2006, seguindo o sonho da mãe, Dona Iza, que o imaginava na Olimpíada de Pequim 2008, foi fazer um teste num clube da cidade. Passou, acabou por entrar e disputou a Olimpíada na China. "Em Londres já não serei um desconhecido, mas estou pronto", afirma Duda.
 
NA OLIMPÍADA
Duda fez campings de treinamento em fevereiro e julho, ambos em Lisboa, pela CBAt, com apoio da CAIXA. Ele faz parte "Programa Caixa de Apoio a Atletas de Alto Nível", da Confederação.
 
FICHA PESSOAL
Nome completo: Mauro Vinícius Hilário Lourenço da Silva "Duda"
Data e cidade de nascimento: 26/12/1986, em Presidente Prudente (SP)
Prova: salto em distância
Cidade onde treina: São José do Rio Preto (SP)
Clube: BM&FBovespa (SP)
Técnico: Aristides Junqueira
 
Recorde pessoal
Salto em distância: 8,27 m 24/09/2011 São Paulo (SP)
 
Conquista principal
Medalha de ouro no salto em distância no Mundial Indoor de Istambul 2012

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook