Érica de Sena disputa outra prova do Circuito Mundial de Marcha

Marchadora do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA participa de mais uma etapa do Circuito Internacional de Marcha Atlética, em Monterrey (México), no domingo (19/3/2017) / Foto: Wander Roberto/Exemplus/COB

México - A marchadora Érica Rocha de Sena começou a temporada 2017 com um excelente resultado: ficou com o segundo lugar na prova de 20 km da etapa do Circuito Mundial de Marcha Atlética disputado em Ciudad Juárez, no México, no fim de semana.
 
Com o tempo de 1h30min39, a atleta do Clube BM&FBOVESPA já superou o índice para o Mundial de Londres (1h36), em agosto, e vai mais tranquila para a sua segunda prova no ano, na cidade mexicana de Monterrey, no domingo (19/3/2017).
 
A pernambucana de 31 anos é recordista sul-americana da distância com a marca de 1h27min18, obtida na conquista da medalha de bronze no Mundial de Marcha Atlética, realizado em Roma, em 2016. Nos Jogos Olímpicos do Rio, Érica ficou com a sétima colocação.
 
Neste ano, o objetivo principal é o Mundial de Londres. Érica acredita que com o resultado obtido em Ciudad Juárez, além de ter conquistado o índice, também atenderá o outro critério de classificação para o torneio de agosto: estar entre as 40 melhores do ranking olímpico (limite de três atletas por país). 
 
"Acredito que com essa marca eu já estou no Mundial. Mas quero melhorar para me sentir segura e não ter surpresas. Neste ano, o índice é algo com o qual eu não me preocupo tanto como nos anteriores. Sei que de acordo com as competições as marcas vão melhorando." Este foi o melhor início de temporada de Érica. 
 
É justamente com a expectativa de melhora de marca que Érica disputará a prova em Monterrey. "Quero fazer essa prova mais forte e melhorar meu tempo. Em Ciudad Juárez eu tinha que marchar mais tranquila, não poderia gastar todas as energias."
 
Érica afirma, entretanto, que teve o melhor resultado de início de temporada da carreira. "No ano passado, na mesma prova, fiz os 20 km em 1h34. Não esperava marchar tão rápido. Mas eu me senti muito bem, o clima ajudou, e a estratégia, de fazer a segunda metade da prova um pouco mais rápida, deu certo", afirmou a atleta, que treina com o marido, também marchador, Andrés Chocho.
 
Para fazer seu segundo percurso de 20 km em uma semana, Érica investiu na recuperação. Viajou para Monterrey - que fica a 4h30 de avião de Ciudad Juárez - na tarde de terça-feira. No dia seguinte à prova, fez um treino leve, gelo e massagem. Antes do deslocamento, voltou a treinar. "Eu já estou acostumada a fazer duas provas seguidas. Durante a semana, vou me recuperando e tentando fazer uns treinos mais fortes, de ritmo".
 
Após a disputa de Monterrey, Érica planeja disputar os 20 km em Rio Maior, em Portugal, no dia 1º de abril, e depois seguir para a China, na prova de Taicang, marcada para o dia 15.
 
Mais informações: www.clubedeatletismo.com.br e www.clubedeatletismo.org.br

Veja Também: