Estadual Mirim de Atletismo termina com cinco recordes quebrados | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Estadual Mirim de Atletismo termina com cinco recordes quebrados

Mayara é a nova recordista paulista no martelo da categoria / Foto: Fernanda Paradizo/ZDL

São Paulo - Terminou no domingo, dia 16 de Setembro, no Ibirapuera, em São Paulo, mais uma edição do Campeonato Estadual Gov. de São Paulo/Caixa Mirim. Jovens de 13 a 15 anos mostraram seu talento e a quebra de cinco recordes confirmou que o nível da garotada está se elevando rapidamente. 
 
No sábado (15), Cleverson Pereira (IEMA, de São Caetano do Sul) estabeleceu uma nova marca paulista para a prova de lançamento do disco (55m80) e ainda viu a colega de clube Nicole Carolina Barbosa (IEMA) alcançar 3m05 no salto com vara, recorde da competição. Na marcha atlética os destaques foram os atletas da Orcampi/Unimed Débora Natália dos Santos, que conquistou o recorde para os 3.000m marcha (16min23s99), e Admilson Rubens novo recordista paulista na categoria (27min38s63). No domingo, foi a vez de Mayara Janelatto Andrade (ASSEM - São José dos Campos) estabelecer a nova marca no lançamento de martelo (42m59).
 
"A Mayara é um talento que descobrimos por acaso. Em 2011, a irmã dela, Gabriela, treinava no João do Pulo há cinco meses e um dia levou a Mayara para assistir. Pelo porte físico dela, percebi que poderíamos aproveitá-la, então convidamos a jovem, na época, com 14 anos, para treinar conosco. Começamos então um trabalho de longo prazo, de olho nas competições pós 2016, mas ela acabou nos fazendo essa surpresa neste domingo", contou o treinador Adilson Rodrigues. A jovem joseense de 15 anos ainda foi 5ª colocada no arremesso de peso (11m91).
 
Além dos recordes, muitos atletas melhoraram suas marcas durante a competição e com isso se preparam para as últimos torneios da temporada, caso de Dara Silva (IVCL/Orcampi/Unimed), campeã no arremesso de peso com 12m24.
 
"A meta é ficar entre as três primeiras do ranking brasileiro na categoria e também chegar na mesma colocação no Sul-Americano Escolar, em novembro, em Natal (RN)", avisou o técnico Tiago Bueno. "Realmente não esperava esse resultado. Comecei no atletismo com nove anos, já saltei, corri, mas me destaque mais no peso. Espero seguir no esporte e ser campeã olímpica", disse a jovem de 14 anos que também foi campeã nas Olimpíadas Escolares, realizada em Poços de Caldas (MG), de 6 a 12 de setembro.
 
Centro Olímpico conquista o bicampeonato - Quem também fez a festa no Estádio Ícaro de Castro Mello foi o AD Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, campeão por equipes tanto no masculino (95 pontos), quanto no feminino (133,5 pontos). O segundo lugar ficou com o Clube dos Sub Sargentos do II Exército (58 pontos), no feminino, e Osasco (64 pontos) no masculino. 
 
"Também fomos campeões no ano passado, com os dois gêneros, mas neste ano muita gente subiu de categoria, e com esses ‘desfalques’ nossa meta era estar entre os três primeiros no feminino e entre os cinco no masculino. Tínhamos uma equipe de qualidade, mas não tão grande e hoje temos um time volumoso e também habilidoso. Esse resultado é fruto de um processo de formação, que vai desde a categoria mini até as maiores", explicou Victor Fernandes, supervisor técnico do COTP. 
 
Dois mil jovens disputam etapa de São Paulo do Escolar - Cerca de 2 mil jovens entre 10 e 17 anos se reúnem nesta terça-feira (18), no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, em São Paulo, para competir na 12ª etapa do II Campeonato Estadual Escolar Modalidade Olímpica Atletismo. O torneio, que passou pelas cidades de Ourinhos, Presidente Prudente (duas etapas), São José do Rio Preto, Araraquara, Praia Grande (duas etapas), Itapetininga, Pirassununga e São José dos Campos, encerra na capital paulista o giro pelo Estado com número recorde de inscritos e a participação de 197 escolas. 
 
A última etapa do torneio, que começa às 9h30 e terá 17 provas, contará com representantes de 27 cidades: Barra Bonita, Barueri, Batatais, Campinas, Campos do Jordão, Capão Bonito, Carapicuiba, Dois Corregos, Franca, Guariba, Guarulhos, Ibitinga, Itapetininga, Jaguariuna, Mairinque, Patrocínio Paulista, Pedreira, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Joaquim da Barra, São Miguel Arcanjo, São Miguel Paulista, São Paulo, São Roque e Tanabi.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook