Feito de João Carlos de Oliveira completa 37 anos | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Feito de João Carlos de Oliveira completa 37 anos

João Carlos de Oliveira entrou para a história ao quebrar o recorde mundial do salto triplo / Foto: Arquivo/CBAt

São Paulo - Há exatos 37 anos, completados nesta segunda-feira 15, o brasileiro João Carlos de Oliveira, o João do Paulo, registrava uma façanha memorável: nos Jogos Pan-Americanos de 1975, na Cidade do México, ele entrou para a história ao quebrar o recorde mundial do salto triplo, com a marca de 17,89 m.
 
Paulista de Pindamonhangaba, João Carlos surpreendeu muita gente naquele 15 de outubro de 1975, mas os que trabalhavam no esporte ou observavam a cena atlética nacional conheciam seu grande potencial. Tanto assim, que, na mesma competição, ganharia ouro também no salto em distância (fato repetido quatro anos depois no PAN de San Juan, em Porto Rico).
 
O recorde mundial de João do Paulo só foi batido em junho de 1985, quando o norte-americano Willie Banks alcançou a marca de 19,97 m, em Indianápolis (USA). Como recorde sul-americano, seu resultado vigorou por quase 32 anos, até maio de 2007, quando Jadel Gregório saltou 17,90 m no GP Brasil Caixa, em Belém.
 
João Carlos ganhou ainda as medalhas de bronze nas Olimpíadas de Montreal 1976 e de Moscou 1980. Em 1977, 1979 e 1981 foi campeão do triplo na Copa do Mundo de Atletismo, realizada, pela ordem, nas cidades de Dusseldorf, Montreal e Roma.
 
Em 1981, João Carlos sofreu um acidente de carro que levou, no ano seguinte, à amputação de sua perna direita e ao fim, precoce, de uma das mais brilhantes carreiras do triplo mundial. Em 1999, sofreu uma infecção pulmonar. Morreu em 29 de maio, um dia após completar 45 anos.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook