Geisa Arcanjo estreia na temporada em março, de olho no Rio 2016

Geisa Arcanjo / Foto: Wagner Carmo/CBAt

São Paulo - Sétima colocada no arremesso do peso na Olimpíada de Londres 2012, a paulista Geisa Arcanjo já definiu sua estreia na temporada 2013. Concentrada nos treinamentos, em Uberlândia (MG), ela avisa que participará do Campeonato de Lançamentos e Arremessos, da FPA, no dia 2 de março. A competição será no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Conjunto Desportivo do Ibirapuera, em São Paulo.
 
Os objetivos para este ano foram definidos com o técnico cubano Justo Navarro, do Centro Nacional de Treinamento CAIXA/SESI, da CBAt: bater o recorde sul-americano e ficar entre as cinco primeiras no Mundial de Moscou, em agosto. "Estou bastante animada para alcançar as minhas metas", garante a atleta de 21 anos, nascida em São Roque. "Pelo planejamento feito, pretendo alcançar este ano uma marca próxima dos 19,50 m", revela. 
 
Com este objetivo, Geisa mira o recorde sul-americano de 19,30 m, estabelecido por Elisangela Adriano, em Tunja, na Colômbia, em 2001. Além de ficar entre as cinco melhores arremessadoras do Mundial da Rússia, a atleta pretende conquistar o título do Campeonato Sul-Americano da Colômbia, em julho.
 
"A ideia é competir bem, melhorar a minha técnica e ganhar força psicológica", lembra Geisa, que em 2012 melhorou em quase dois metros seus resultados, ganhou o Troféu Brasil/Caixa e o Ibero-Americano da Venezuela, além de tornar-se a primeira brasileira a disputar uma final olímpica na prova.
 
Com a marca de 19,02 m obtida em Londres, ela garantiu o primeiro lugar no Ranking Sul-Americano de 2012 e o recorde continental sub-23.