GP Brasil Governo do Pará reúne atrações em Belém | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

GP Brasil Governo do Pará reúne atrações em Belém

Maurren passa o dia das Mães com Sofia  / Foto: Wagner Carmo/CBAt

Belém - O Grande Prêmio Brasil Caixa/Governo do Pará de Atletismo, a principal competição do esporte na América Latina, será disputado no domingo, dia 12 de Maio, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. O torneio, que faz parte do IAAF World Challenge, abre o Brazilian Athletics Tour-2013.
 
O Meeting começa às 08:25, com o lançamento do martelo masculino. Serão ao todo 15 provas, sendo oito masculinas e sete femininas. O evento reunirá 120 atletas de 28 países, incluindo o Brasil.
 
Uma das estrelas da competição será a campeã olímpica Maurren Maggi, que treinou na manhã deste sábado no Mangueirão, atraindo a atenção da mídia. Acompanhada da filha Sofia, que ficou o tempo todo deitada na mochila da mãe, a recordista sul-americana do salto em distância ficou duas horas na pista fazendo a preparação.
 
"Vai ser a minha primeira competição desde a Olimpíada de Londres. Estou feliz por voltar a competir", comentou a atleta, tricampeã pan-americana. Maurren fez questão de viajar de São Paulo para Belém com a filha para poder passar perto de Sofia o Dia das Mães. "Não queria passar este domingo longe dela", lembrou a saltadora.
 
A pernambucana Keila Costa, com índice para o salto triplo para o Mundial de Moscou, em agosto, busca também a marca mínima no salto em distância. "Estou bem e posso conseguir um bom resultado neste domingo", afirmou, referindo-se à marca de 6,65 m, exigida para a qualificação. 
 
Busca dos índices - Assim como Keila, muitos outros atletas tentarão no GP Brasil a qualificação para o Mundial de Moscou. Outro exemplo é Mauro Vinícius da Silva, o Duda, que está bem animado. Ele venceu no domingo passado o GP de Tóquio, com 7,99 m e precisa saltar 8,10 m para se qualificar para o Mundial. "Estou tranquilo, é questão de tempo", disse o campeão mundial indoor de salto em distância.
 
Nos 200 m masculino, Michael Mathieu, de Bahamas, campeão olímpico do revezamento 4x400 m nos Jogos de Londres, é uma grande atração. Simpático, ele acredita que poderá correr a prova em menos de 20.16, marca obtida no ano passado em Belém. "Estou forte, bem treinado e espero estar num dia bom", comentou após o treino, sentado numa sombra, se refrescando do sol e do calor de 32 graus da capital paraense.
 
A força de Mathieu é também esperança de brasileiros como Bruno Lins, Aldemir Gomes da Silva, Nilson André e Sandro Viana de consegurirem o índice de 20.56 para o Mundial. "Quanto mais forte a prova, mais você é exigido e se supera", afirmou Aldemir, animado para o GP. "O calor daqui é muito para a obtenção de boas marcas na velocidade", concluiu.
 
Clube da vara - Um grupo de atletas chamou a atenção nos treinos no Mangueirão. Depois da preparação individual, todos ficaram juntos na lateral do estádio cuidando do alongamento muscular e conversando. O sul-coreano Yoo Kim, radicado em Los Angeles, nos Estados Unidos, ajudou a nos exercícios com os pés do brasileiro Thiago Braz, campeão mundial de juvenis no ano passado em Barcelona. Kim, por sua vez, recebeu a ajuda do canadense Jason Wurster.
 
"Somos muito unidos até na hora da competição", disse Fábio Gomes da Silva, recordista sul-americano da prova, com 5,80 m e pré-classificado para o Mundial. "Conheço o Yoo Kim desde 1999, quando treinei com ele nos Estados Unidos", completou.
 
O GP Brasil, que é realizado desde 1985, em 1990 passou a rfazer parte do IAAF World Challenge. O GP abre o "Brazilian Athletics Tour" de 2013, que terá ainda os Meetings de Uberlândia, no dia 16, e o de São Paulo, dia 19.
 
Programa-Horário 
Domingo - 12 de maio:
 
08:25 - Lançamento do martelo masculino
08:30 - CERIMÔNIA DE ABERTURA
09:00 - Salto em distância masculino
09:05 - Salto com vara masculino
09:20 - 110m com barreiras
09:30 - Arremesso do peso feminino
09:40 - 100 m feminino
10:00 - 100 m masculino
10:05 - Lançamento do disco feminino
10:10 - Salto em distância feminino
10.20 - 3.000 m feminino
10:40 - 800 m masculino
11:00 - Salto triplo masculino
11:02 - 400 m feminino
11:20 - 200 m masculino
11:35 - 400 m com barreiras feminino
 
Mais informações sobre o Meeting no link:
http://www.cbat.org.br/competicoes/gp_brasil/default.asp

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook