IAAF explica resultado da votação ao prêmio Atleta 2010

Fabiana não está na final, mas foi uma das três mais votadas pela Internet / Foto: Marcelo Ferrelli/CBAtSão Paulo - O Departamento de Comunicação da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), em resposta a consulta da Assessoria de Imprensa da CBAt, explicou a definição das cinco finalistas ao prêmio "Melhor Atleta do Ano", que terá a vencedora anunciada no próximo dia 21, durante o IAAF Gala 2010, em Mônaco.

"O voto pela Internet conta 30% para a definição das finalistas. Já o voto da Família IAAF (Conselho, Comitê, Comissões etc.) conta 70%", explica Laura Arcoleo, responsável pela área de Publicações e RP da IAAF.

O pedido de esclarecimento foi feito porque, pela votação popular, a brasileira Fabiana Murer, campeã mundial indoor do salto com vara, foi a 3ª mais votada entre as 10 que concorriam a um lugar entre as finalistas. No entanto, na lista das cinco finalistas, divulgada ontem (10), não constavam os nomes da brasileira e da etíope Meseret Defar, a 2ª mais votada pela Internet.

Por isso, na próxima semana, na reunião do Conselho da IAAF, em Monte Carlo, o presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo, que representa a América do Sul no mais alto organismo do Atletismo mundial, solicitará mudança no critério de escolha para os próximos anos.

"Ou se leva devidamente em conta o voto pela Internet ou, então, é melhor evitar esta fórmula, para que não haja mal entendidos", afirma Gesta.