Índices para Mundial e presença em massa de atletas de todo o País em SP

Atletismo paulista / Foto: ZDL/Divulgação

São Paulo - O Torneio FPA de Atletismo tinha o objetivo de ser um simulado para o Troféu Brasil Caixa, que será em junho. Mas os resultados e a presença em massa dos competidores na pista do Estádio Ícaro de Castro Mello aumentaram ainda mais a importância do evento. 
 
No sábado, dia 11 de Maio, mais de 300 atletas participaram das provas e os destaques foram Karla Rosa (BM&FBovespa), Anderson Freitas Henriques (FAERGS) e Hugo Balduíno (Orcampi/Unimed), que conseguiram atingir o índice para o Mundial de Atletismo de 2013 no salto com vara e 400m rasos, respectivamente. O campeonato sera de de 10 a 18 de agosto, em Moscou (Rússia). Mais provas do campeonato no Ibirapuera serão disputadas neste domingo (12), entre 9h e 17h30.
 
O treinador campeão olímpico Nélio Moura prestigiou seus atletas na pista nível 1 da IAAF no Ibirapuera. Para o técnico, o Torneio FPA uma grande reunião de talentos. "É muito legal ver tantos atletas. É o último fim de semana de classificação para o Troféu Brasil e está todo mundo aqui, principalmente quem teve alguma lesão durante o ano e precisa do índice. Outro fator positivo é colocar os mais jovens para competir com os atletas do adulto. Para os juvenis é uma oportunidade de saltar com competidores de um nível acima", disse, referindo-se aos novos valores de sua especialidade.
 
Entre os pupilos do técnico Nélio Moura estava o juvenil Lucas Marcelino dos Santos, do salto em distância. O atleta do CEE saltou 7,40m e precisa de 7,48m para ganhar uma vaga no Pan-Americano da categoria, que será em Medellín (Colômbia). "Depois de me recuperar de uma lesão, consegui melhorar meus saltos e estou bem perto do meu objetivo para a temporada. É um dos meus melhores anos. Só faltam alguns detalhes, como ajustar a corrida", disse Lucas. "A prova do Torneio FPA estava forte. Muitos atletas são destaque no País e isso motiva." 
 
No salto em distância masculino, Lucas Marcelino ficou com a medalha de bronze. O ouro foi para Cleiton Dias Sabino (FUMGUARU), com 7,53m e a prata para Higor Silva Alves (G.R. Barueri) com 7,46m. No feminino, a melhor do dia foi a venezuelana Munich Tovar, com 6,04m.
 
Representantes de países como Angola, Chile e Venezuela turbinaram o campeonato. Além dos estrangeiros, atletas de equipes de outros estados já se adaptam para os eventos internacionais na capital paulista. "O nível da competição e, principalmente das provas de velocidade, é alto. Competimos com os melhores do País em São Paulo, por isso destaco o Torneio FPA como importante para meus alunos. Aqui todos podem correr e ter uma referência. É um verdadeiro simulado para o Troféu Brasil", contou Paulo Servo Costa, da BRF Rio de Janeiro.
 
Os índices - O paulista Hugo Balduíno (Orcampi/Unimed) conseguiu o índice B nos 400m rasos para o Mundial da Rússia no Campeonato FPA Adulto ao cruzar a linha de chegada em 45s31. O gaúcho Anderson Freitas Henriques (FAERGS) venceu a prova com 45s16. Os dois se classificaram para o maior evento da modalidade em 2013. "Estou aprendendo a prova e consegui um bom resultado depois de muitas lesões nos 200m. Estou gostando dos 400m, prova que é bem difícil, e exige um grande esforço", disse Hugo.
 
No salto com vara, mais duas vagas neste sábado. Uma para o Mundial Adulto e outra para o de Menores. Karla Rosa da Silva (BM&F Bovespa) venceu a prova com a marca de 4,53m. "Ainda não estou acreditando muito. Estava me sentindo confiante, mas com dores no joelho, no ísquio, que podiam atrapalhar meu salto", revelou a atleta, que treina com Fabiana Murer. A marca 4,53m equivale ao índice CBAt para Moscou e índice B da IAAF. O próximo objetivo é a conquista do índice A da IAAF, que é de 4,60m.
 
Juliana de Menis Campos, de apenas 16 anos, saiu bem feliz com a marca para o Mundial de Menores. A atleta do IEMA fez 3,83m e ainda superou o recorde brasileiro da categoria, que pertencia a Michaela Ruth Hoffmanbeck Heitkotter desde 2002, com 3,81m. O campeonato será de 10 a 14 de julho, em Donetsk (Ucrânia).
 
Mais resultados - No lançamento do dardo, Júlio César de Oliveira (BM&F Bovespa) fez a melhor marca do Torneio FPA (71,46m) e ficou com a medalha de ouro. "É um ensaio para o Troféu Brasil. Isso é importante. O convívio dos atletas e torcida fazem desse um ambiente ideal." A prata foi para Paulo Enrique Alves Da Silva (E.C. Pinheiros) com 70,19m e o bronze para Rogerio Rodrigues (Orcampi/Unimed) com 61,83m.
 
Na prova mais rápida do atletismo deu Ailson Da Silva Feitosa (BM&F Bovespa) com 10s32, seguido por José Carlos Gomes Moreira (FAP), com 10s37 e Jefferson Liberato Lucindo (FARJ), com 10s43. "Entrei confiante e venci. Quero atingir os 10s14 para chegar com tudo no Mundial. Meu sonho é ganhar uma medalha olímpica e eu vou tentar", contou Ailson Feitosa, que é de Roraima. No feminino, medalha de ouro foi para Vanda Ferreira Gomes (E.C. Pinheiros), que correu a distância em 11s66.
 
Confira todos os resultados no link:
 
http://www.atletismofpa.org.br/Competi%C3%A7%C3%B5es/Calend%C3%A1rio/tabid/508/ctl/comp/mid/977/471/Default.aspx