Instituto Olímpico promove capacitação para treinadores brasileiros | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Instituto Olímpico promove capacitação para treinadores brasileiros

Alunos de ciclismo BMX, em Londrina / Foto: Carlos Bozelli

Rio de Janeiro - Passados os Jogos Olímpicos Rio 2016, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), através de seu departamento de Educação, o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), dá continuidade à capacitação de treinadores brasileiros com a realização do Estágio Internacional de Atletismo, da terceira edição da Academia Brasileira de Treinadores (ABT).
 
A partir desta segunda-feira, dia 26, até a próxima sexta-feira, dia 30, o IOB traz ao Rio de Janeiro nove renomados treinadores, grande parte com medalhas olímpicas no currículo, para transmitirem seus conhecimentos na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), na Urca, e também na Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), em Campo dos Afonsos. Os 36 alunos da modalidade terão contato com grandes especialistas nas provas de saltos (altura, distância, triplo e com vara), velocidade, meio-fundo, fundo, marcha-atlética, lançamentos, arremessos e combinadas (decatlo e heptatlo). Os estágios internacionais da ABT consistem em atividades práticas e teóricas. 
 
“Procuramos sempre trazer referências do esporte para dividir seus conhecimentos com os alunos da ABT. Agora teremos grandes nomes do atletismo mundial participando do estágio internacional, que é um dos pontos altos do curso. É uma oportunidade de trocar conhecimentos e também de contribuir com mais resultados positivos para o esporte olímpico”, afirma Augusto Heleno, diretor do Instituto Olímpico Brasileiro.
 
Os treinadores que participarão do Estágio Internacional de Atletismo são:
 
Lançamentos e Arremessos – dias 26 e 27 (manhã) – CDA
 
Justo Navarro (Cuba) – Treinador hexacampeão Pan-americano (1975, 1979, 1983, 1991, 2003 e 2007) e campeão olímpico com a atleta Yumileidi Cumbá em Atenas 2004. 
 
Salto em altura – Dia 26 (manhã) – EsEFEx
 
Jeff Huntoon (Estados Unidos) – Treinador do Derek Drouin, medalha de ouro nos Jogos Rio 2016 e bronze em Londres 2012. 
 
Provas combinadas (Decatlo, Heptatlo) – dias 27 (manhã/tarde) e 28 (manhã) – EsEFEx
 
Oleksandr Apaychev (Ucrânia) – Ex-atleta olímpico em Seul 1988 e treinador do atleta catari Ahmad Hassan Moussa na conquista do ouro no decatlo nos Jogos Asiáticos de 2002, quando estabeleceu um novo recorde nacional da modalidade.
 
Salto em distância e triplo – dia 26 (tarde) e 27 (manhã e tarde) – EsEFEx
 
Nélio Moura (Brasil) – Treinador da Maurren Maggi e do Irving Saladino, ambos medalhistas de ouro em Pequim 2008 no salto em distância
 
Salto com Vara – dia 28 (manhã) – EsEFEx
 
Wiaczeslaw Kaliniczenko (Polônia) – Treinador da Anna Rogowska, bronze em Atenas 2004 e campeã mundial em Berlim 2009, e da Monika Pyrek, vice-campeã mundial em Helsinki 2005. 
 
Fundo – dia 28 (tarde) – CDA
 
Ricardo D’Angelo (Brasil) – Treinador da seleção brasileira em Sidney 2000, Pequim 2008 e Londres 2012, e ex-treinador do maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze em Atenas 2004.
 
Marcha-Atlética – dia 28 (tarde) – CDA
 
Adauto Domingues (Brasil) – Treinador da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e no Mundial de Atletismo de Berlim 2009.
 
Velocidade – dia 28 (tarde) e dias 29 e 30 (manhã e tarde) – CDA
 
Loren Seagrave (Estados Unidos) – Treinador da Pauline Davis, medalha de ouro em Sidney 2000, e do bicampeão olímpico em Sidney 2000 e Pequim 2008 Angelo Taylor, além de vários outros campeões mundiais. 
 
Meio Fundo – dia 30 (manhã e tarde) – EsEFEx
 
Mariano Verdugo (Espanha) – Treinador da seleção espanhola de Atletismo nas últimas seis edições dos Jogos Olímpicos.
 
Outras seis modalidades terão estágios até o final do ano - Até o final de 2016 o IOB irá realizar mais seis estágios internacionais em diferentes centros de treinamento pelo país: Ciclismo BMX (26 a 30/09, em Londrina), Ciclismo Mountain Bike (4 a 8/10, em Londrina), Ciclismo Pista (17 a 21/10, local a definir), Ciclismo Estrada (21 a 28/10, local a definir), Remo (31/10 a 04/11, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro) e Canoagem Velocidade (data e local a definir).
 
A ABT tem o objetivo de complementar a formação profissional de treinadores por meio de atividades de cunho educacional de qualidade. A primeira turma contemplou as modalidades de atletismo, natação e ginástica artística. A segunda turma abordou o judô, lutas e taekwondo. A terceira, em andamento, contempla atletismo, ciclismo, remo e canoagem.
 
Todos os participantes da ABT são profissionais de Educação Física registrados no Confef e, preferencialmente, filiados à Confederação Brasileira da respectiva modalidade. Para ingressar na ABT os treinadores passam por um processo seletivo. O curso é inteiramente financiado pelo COB, através de bolsas concedidas aos treinadores.
 
O Programa de Estágio da ABT tem como característica uma prática pedagógica profissionalizante para oferecer experiências aos alunos e promover a vivência da prática esportiva através de métodos e técnicas aplicados ao dia a dia do treinamento e competições.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook