Jogos Escolares Estaduais de atletismo bate recorde em 2013

Jéssica Cândido / Foto: Flávio Perez / ZDL

São Paulo - A 3ª edição dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) de atletismo foi encerrada no sábado (5) com a realização da seletiva juvenil no estádio do Ibirapuera, em que 26 atletas garantiram vaga para representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude, de 3 a 17 de novembro em Belém (PA). 
 
Foram seis meses de competições desde a primeira das dez etapas, realizada em Presidente Prudente, no dia 24 de abril. Ao todo 20 mil alunos, entre pré-mirim, mirim, infantil e paralímpico, participaram neste ano, superando os números de 2011 e 2012.
 
"O balanço das atividades em 2013 é muito positivo. Mostra a força do atletismo nas escolas de São Paulo e revela também o trabalho realizado nos clubes e equipes. Na primeira edição tivemos 10 mil atletas, na seguinte 15 mil e neste ano chegamos perto de 20 mil alunos. A parceria entre a Federação Paulista de Atletismo e a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) está sendo bem conduzida", avaliou Carlos Alberto Félix, organizador dos jogos.
 
Os Jogos Escolares tiveram dez etapas, além das seletivas finais. Presidente Prudente e São Paulo receberam duas vezes o evento em sua primeira fase, enquanto Bauru, São José do Rio Preto, Pirassununga, Piracicaba, Praia grande e Campinas, foram as os locais que sediaram as demais etapas. Na fase de seletivas, a cidade de São Caetano do Sul sediou em 24 de maio a regional paralímpica, bem como São Paulo recebeu as duas últimas, juvenil nos dias 10 e 11 de agosto, e infantil nos dias 4 e 5 de outubro.
 
"Tivemos a oportunidade de ver nas seletivas alguns dos garotos que em breve poderão representar o Brasil nas principais competições do mundo. É difícil falar se eles chegarão ou não a disputar uma Olimpíada, mas a formação conta muito. Temos de pensar a partir dos Jogos de 2020", admitiu o presidente da Federação Paulista de Atletismo, Mauro Checkin.
 
Os vencedores das seletivas serão ainda convidados a participar de um processo de avaliação para posteriormente integrar o Centro de Excelência Esportiva de São Paulo (CEE). "O objetivo dos Jogos Escolares é formar campeões para o futuro e para isso é preciso garimpar jovens revelações nas escolas. A partir dessas seletivas, convidaremos aqueles que têm resultados importantes para serem avaliados e, quem sabe no futuro, participar do Centro de Excelência. Desenvolvemos um trabalho de base intenso no atletismo paulista. O que vier, será uma consequência", afirma Carlos Alberto Félix.
 
Enquanto na seletiva infantil os 26 campeões garantiram vaga para representar o Estado de São Paulo em Belém, na juvenil realizada no início de agosto os atletas também tiveram como prêmio a vaga nos Jogos Escolares da Juventude da categoria, antigamente chamada de Olimpíada Estudantil do COB, disputados entre 4 e 14 de setembro, em Natal (RN).
 
Vaga para Belém e marca inédita - A atleta do salto em altura Jessica Aparecida Cândido, de 17 anos, confirmou a vaga para Belém com direito a recorde pessoal. Na última tentativa da seletiva infantil, a aluna de Bebedouro garantiu o ouro ao saltar 1,70 metro, sete centímetros a mais do que sua melhor marca anterior. "Bati meu recorde pessoal aqui. Fiquei muito feliz. Irei mais confiante para Belém no mês que vem. Não posso perder essa oportunidade, que é muito importante para a minha intenção de seguir carreira no atletismo", comemorou a promissora atleta. 
 
Além de Jéssica, outros 25 jovens classificaram-se para representar o Estado de São Paulo, nos Jogos Escolares da Juventude, de 3 a 17 de novembro, em Belém. 
 
Confira a lista completa de atletas, cidades que representam e suas provas.
 
Feminino
Jessica Honorato Caetano - Limeira - 100 m / Revezamento
Daysiellen Atla Dias - Osasco - 100 m / 200 m / Revezamento
Carolina Cordeiro Costa - São Roque - 400 m / Revezamento
Luana Carla de Lima - São Roque - 800 m
Grazielle Zarri - Candido Mota - 3.000 m
Lais Sernoli Rodrigues - Bragança Paulista - 100 m com barreiras / Revezamento 
Elen Camilo Vasconcelos - Bragança Paulista - Salto em distância 
Beatriz da Silva Diogo - Guarulhos - Salto triplo 
Jessica Aparecida Candido - Bebedouro - Salto em altura 
Eloah Caetano - São Caetano do Sul - Lançamento do dardo / Arremesso do peso
Julia Lavinia Pereira - Osasco - Lançamento do disco
Mayara Janelatto - São José dos Campos - Lançamento do disco / Arremesso do peso
Ingrid Luana da Silva - Barueri - Heptatlo
 
Masculino
Luca da Silva dos Santos - São Vicente - 100 m / Revezamento 
Isac Arcanjo dos Anjos - Barueri - 100 m / 200 m / Revezamento 
Maykon Kennedy do Nascimento - Campinas - 400 m / Revezamento 
Nicolas Henrico Novaes - São Caetano do Sul - 800 m 
Daniel Ferreira do Nascimento - Paraguaçu Paulista - 3000 m 
João Gabriel dos Chagas - Pindamonhangaba - 110 m com barreiras / Revezamento 
Kelves Aparecido dos Santos - Presidente Prudente - Salto em distância 
Hugo Rodrigues da Silva - Sertãozinho - Salto em distância / Salto triplo 
Danilo de Souza Cardoso - São Caetano do Sul - Salto em altura 
Antonio José Santos - Guariba - Lançamento do dardo 
Davi Ferreira Junior - Rio Claro - Lançamento do disco / Arremesso do peso
Cleverson Pereira Oliveira - Santo André - Lançamento do disco / Arremesso do peso
Vinicius de Souza Fontenele - Barueri - Octatlo