Novo presidente da Federação Paulista promete ampliar ação nas escolas | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Novo presidente da Federação Paulista promete ampliar ação nas escolas

Mauro na pista do Ibirapuera / Foto: Marcelo Machado de Melo/ZDL

São Paulo - O novo presidente da Federação Paulista de Atletismo (FPA), Mauro Roberto Chekin, tomou posse nesta segunda-feira (29) assumindo o cargo ocupado há 12 anos por Antonio Martins Fernandes, o Toninho, que será o mandatário da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em 2013.


Realizada no salão nobre do Ibirapuera, a cerimônia contou com mais de 200 convidados, incluindo importantes figuras do esporte nacional como as atletas Fabiana Murer e Maurren Maggi, os treinadores Nélio Moura, Ricardo D´Angelo e Elson Miranda, além de autoridades do Governo do Estado, como o secretário estadual de esportes José Benedito Pereira Fernandes. A prefeitura foi representada por Antonio Moreno Neto, chefe da pasta na cidade. Outras personalidades estiveram no evento como o diretor do Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães (Ibirapuera), coronel Luiz Flaviano, ex-presidentes da Federação Paulista e do diretor do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) Roberto Osiris.

Toda a diretoria de Mauro Roberto Chekin na FPA também tomou posse. O primeiro vice-presidente será Nelson Gil de Oliveira e a segunda vice-presidente será a atleta Elisângela Adriano. No conselho fiscal efetivo estarão: Walter Figueira Junior, Cesar Marçal Franco de Morais e Jesus Eugenio Del Pozo Gregorio. Os conselheiros fiscais suplentes serão: Mônica Solange Capitanio, Marisa Borges e Otaviano Caetano da Silva.

Continuidade e novos ares - Mauro Chekin prometeu seguir a filosofia da gestão anterior e ampliar a prática da modalidade nas escolas, trabalho que teve início com Toninho na FPA. O novo representante da entidade paulista pretende entregar, até o fim do mandato, mais 10 unidades do Centro de Excelência Esportiva (CCE), referência na formação de novos atletas e que tem o apoio do Governo do Estado. "O projeto corre muito bem e não tem o que mudar, apenas ampliar. Já em 2013, a ideia é atingir 18 núcleos do CEE no Estado. Outro objetivo é aparelhar ainda mais as pistas e centros para desenvolver cada vez mais a modalidade".

O novo presidente da FPA tem experiência de gestão. Em São Caetano do Sul, cidade que venceu a maioria dos Jogos Abertos do Interior, Mauro Chekin foi secretário municipal de esportes. "O atletismo é um esporte base, como correr e saltar, por isso temos que continuar unindo formação de crianças e alto rendimento. A ideia é ampliar os projetos para o interior. Pretendemos dar uma roupagem nova, sem esquecer da filosofia da entidade. O objetivo é manter a FPA no estágio atual e elevar ainda mais o nome de São Paulo no cenário da modalidade".

Gestão Toninho - Toninho assumiu a presidência da FPA em 2000 e em fevereiro de 2012 foi eleito presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para o quadriênio de 2013 a 2016. Além de fortalecer o atletismo paulista, um dos principais legados da gestão foi a estruturação do Centro de Excelência Esportiva (CEE). O antigo Projeto Futuro, implementado pelo governo estadual em 1984, foi transformado em Centro de Excelência em 2008. Em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, o CEE já formou mais de 1.500 atletas e atualmente conta com 12 núcleos na capital,interior e baixada santista. Mais de 300 jovens integram o projeto.

Emocionado, Toninho agradeceu o apoio da sua diretoria e homenageou os atletas que ajudaram a elevar o nome de São Paulo no cenário internacional do atletismo. Três atletas em especial receberam uma placa de agradecimento das mãos do ex-presidente: Fabiana Murrer, Maurren Maggi e Keila Costa. O futuro representante da CBAt espera que o sucessor amplie a caça por novos talentos na escola. "O desenvolvimento escolar na área está muito forte. Nós passamos da ação de só falar e fizemos. O projeto deu certo no Estado e pode ser estendido. Mandamos documentos protocolados para Brasília e a presidente Dilma Rousseff levou a iniciativa para o Ministério da Educação. A ideia é fazer testes com 5 milhões de crianças nos colégios", revelou Toninho. "Sem a parceira com o Governo do Estado e prefeitura nós não conseguiríamos avançar. Tivemos obras importantes, como a reforma do Complexo do Ibirapuera. Espero ter a mesma força, dedicação e equilíbrio na CBAt", acrescentou.

Palavra de atletas - Elisângela Adriana, medalhista pan-americana no lançamento do disco, tomou posse como vice-presidente da FPA. A atleta espera levar sua experiência nas pistas para a administração e ser uma interface na federação para os competidores. "Eu tenho uma visão na prática e, às vezes, o atleta tem um pequeno problema que eu posso ajudar a resolver de maneira mais rápida dentro da entidade", explicou Elisângela, que além do cargo, treina todos os dias.

Fabiana Murer, campeã mundial do salto com vara, elogiou a gestão de Toninho e o trabalho feito por São Paulo na modalidade. Segundo a atleta, a mudança da sede de Manaus para a capital paulista é importante. "É uma mudança boa. O Mauro Chekin tem experiência e deverá ajudar no crescimento do atletismo paulista. Os principais atletas estão em clubes do Estado. O Toninho na CBAt foi uma boa escolha também".

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook