Orcampi/Unimed é a campeã do Campeonato Estadual de Atletismo Sub-23 | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Orcampi/Unimed é a campeã do Campeonato Estadual de Atletismo Sub-23

Orcampi/Unimed vence Estadual Sub-23/ Foto: Fernanda Paradizo/ZDL

São Paulo- A Orcampi/Unimed celebrou neste domingo (26) a conquista do Campeonato Estadual Sub-23 de 2012, realizado no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera. O clube alojado na cidade de Campinas venceu a disputa por equipes tanto masculina (125 pontos) como feminina (104). O Esporte Clube Pinheiros ficou com o vice-campeonato, somando 124 pontos no masculino e 80 no feminino.
 
"Nos últimos três anos melhoramos muito, especialmente com a ajuda do Centro de Excelência Esportiva de São Paulo, dos patrocinadores que vieram com a Lei de Incentivo ao Esporte, e o apoio da Prefeitura de Campinas e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A equipe toda foi muito bem no torneio e nossa expectativa é ceder muitos atletas para o Brasileiro da categoria, no qual participam os 10 primeiros colocados do ranking nacional", explica Evandro Lazári, treinador da Orcampi/Unimed.
 
Entre os destaques do clube é possível citar os campeões Robson Braga, vencedor dos 100m rasos, com 10s63, e Jéssica Gonzaga, primeira colocada nos 800m rasos, com 2min08s67, além de Leandro Pitarelli, terceiro colocado nos 200m rasos, com 21s76, e integrante da equipe brasileira que bateu o recorde sul-americano no revezamento 4x100m no Mundial Juvenil em Barcelona.
 
"Foi uma experiência ótima. O nível técnico é muito diferente e elevado. Gostaria, inclusive, de agradecer meu treinador Marcelo Lima, que me ajudou conquistar tudo isso. Estou no último ano de juvenil e espero melhorar cada vez mais para continuar integrando a seleção brasileira", comenta o jovem de 19 anos, que treina no núcleo do Ibirapuera do Centro de Excelência.
 
Boas marcas e mudanças -O Estadual Sub-23 também foi muito importante para alguns atletas melhorarem suas marcas e conquistarem uma vaga no Brasileiro da categoria. Dois dos destaques deste domingo são os saltadores Mateus Daniel de Sá e Bruno Valério Sousa. Os jovens de 17 anos estão no topo do ranking nacional de menores do salto triplo - Mateus é o líder (15m45) e Bruno o segundo (14m99) - e comemoraram muito as marcas conquistadas hoje.
 
"O Mateus foi vice-campeão saltando 15m27 e o Bruno melhorou sua marca pessoal para 14m99, quinta colocação na competição e agora segundo lugar do ranking. O Mateus já é o melhor da América do Sul e sua melhor marca pessoal está entre as 10 melhores do mundo. Com o resultado deste domingo eles se credenciam para o Brasileiro Sub-23, estreando na competição, e a meta é classificar para o Sul-Americano", analisa Nélio Moura, que treina os atletas no núcleo do Ibirapuera do Centro de Excelência desde o início do ano. 
 
O torneio também serviu para que outros atletas testassem algumas mudanças na rotina esportiva, caso de Andressa Fidélis e Lucas da Silva, ambos do Grêmio Recreativo Barueri e do Centro de Excelência do Estado. Há alguns meses, Andressa teve uma torção no pé esquerdo e desde então está se poupando para as provas de salto e encarando as de velocidade, para não parar os treinos.
 
"Tenho um salto de qualidade, mas meu treinador, Fabrízio, nunca descartou a possibilidade de me colocar na corrida. Hoje estou preferindo correr a saltar. Meu objetivo é me classificar para o sul-americano, então, espero competir bem no Brasileiro da categoria. É bem provável que eu faça distância e corra os 100m ou 200m", comenta a atleta de 18 anos, vice-campeã nos 100m (11s93) e nos 200m rasos (24s80) do Estadual Sub-23.
 
Já Lucas está em fase de transição de categoria, de juvenil para Sub-23 e adulto. Além disso, como sua especialidade são os 110m com barreira, o jovem de 19 anos está se adaptando a altura do obstáculo, que subiu de 99cm para 1m067 (sete centímetros a mais). "A transição tem sido boa. Neste domingo foi a primeira vez que competi oficialmente na nova altura e terminei na quarta colocação (14s66). Agora vou ter mais tempo para treinar para o Brasileiro e tentar o pódio", diz.
 
Unisant`Anna vence o 16º Troféu Adhemar - Em uma disputa acirrada, a Unisant`Anna sagrou-se campeã do 16º Troféu Adhemar Ferreira da Silva. A instituição somou 703 pontos e em segundo lugar ficou a UNIP, com 606 pontos. A competição reuniu aproximadamente 300 atletas, estudantes de graduação e pós-graduação, de 13 instituições paulistas. Entre os destaques estavam Fábio Gomes, Marizete Rezende, Barbara Fárias e Diomar Noêmio, representando da UNIP, e Ronald Julião, Carlos Roberto Pio, Jonathan Henrique e Kauam Kamal, representando a Unisant`Anna.
 
"A UNIP também se saiu muito bem, tem uma ótima equipe. Temos 48 modalidades, mas sempre tivemos uma ligação muito forte com o atletismo. O Adhemar foi coordenador de esportes da Unisant`Anna e é uma honra participar desse torneio", comenta César Farid Haddad, gerente de esportes da Unisant`Anna. 
 
O Troféu serve como seletiva estadual do atletismo para o JUBs (Jogos Universitários Brasileiros). "Nunca fui para o JUBs e pretendo participar para ajudar a UNIP. Estou no quarto semestre de educação física, eles me deram bolsa de estudos, fornecem alguns materiais e apóiam", conta Carlos Roberto Pio, que representou a Unisant`Anna.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook