Presidente Prudente reúne mais de dois mil jovens na abertura dos Jogos Escolares | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Presidente Prudente reúne mais de dois mil jovens na abertura dos Jogos Escolares

Mais de 2.000 jovens lotaram a pista de atletismo da Unesp / Foto: Valmir Custódio/ZDLMais de 2.000 jovens lotaram a pista de atletismo da Unesp / Foto: Valmir Custódio/ZDL

São Paulo - Presidente Prudente tem uma importância histórica para o atletismo nacional. Grandes campeões e medalhistas olímpicos como Claudinei Quirino e André Domingos treinaram por várias temporadas na cidade do interior paulista. E, nesta quarta-feira (24), crianças e adolescentes de escolas da rede pública deram início ao sonho de um dia ser atleta de ponta durante primeira etapa dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP). 
 
A pista da Unesp recebeu mais de 2.000 jovens com idade entre 10 e 17 anos. A competição, organizada pela Federação Paulista de Atletismo (FPA) e pelo Governo do Estado de São Paulo, teve representantes de mais de 100 escolas de 70 municípios da região. O objetivo do torneio é encontrar nos colégios os atletas que farão a história da modalidade a partir dos Jogos Olímpicos de 2020 e em eventos internacionais.
 
"Somos um País olímpico. Vamos sediar os Jogos de 2016 e a melhor forma de se descobrir os grandes talentos, os futuros medalhistas, é em um projeto como esse. Implantar os esportes dentro das escolas, apresentar para a molecada, trazer para a pista e descobrir os talentos", comentou André Domingos, medalhista olímpico e atual coordenador do núcleo de Presidente Prudente do Centro de Excelência Esportiva, projeto da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ), em parceria com a Federação Paulista de Atletismo.
 
Sucesso, na terceira edição - É a terceira vez que Presidente Prudente realiza o torneio - antes chamado de Campeonato Estadual Escolar - e a grande adesão dos professores e alunos mostrou que a competição está em plena ascensão na região. "Foi um verdadeiro sucesso, as arquibancadas da pista ficaram lotadas. Não poderíamos ter começado a temporada de maneira melhor. Certamente a participação desses jovens foi possível devido ao envolvimento dos 80 professores da região. Temos que continuar massificando o esporte nas escolas e fazendo essa garotada conhecer, praticar e gostar do atletismo", destacou Carlos Alberto Félix, assessor da superintendência técnica da FPA e um dos coordenadores do evento.
 
Entre os destaques do evento, Giovana Gabriele, ouro nos 1000m categoria mirim (até 14 anos), cruzou a linha de chegada em 3min37s54. José Wilton Alves do Nascimento, professor de educação física da EMEF Márcia Helena F Araujo, onde estuda Giovana, se mostrou emocionado com a vitória da jovem. "A gente depara com muitas crianças participando e você não espera que vai ter uma campeã. Isso pelo fato de ela não estar treinando todo dia. Para nós que moramos no Parque dos Pinheiros, em um bairro com um alto índice de criminalidade, o esporte é muito importante, pois tiramos os jovens da rua para treinar e eles acabam se desviando da marginalidade", ressaltou.
 
Quem também mostrou talento foi Ana Caroline Mateus, campeã no salto em distancia mirim, com a marca de 4,85m. "Estou muito feliz. É a segunda vez que ganho. Agora vou treinar mais, melhorar minha marca para ir para o Campeonato Brasileiro (os Jogos Escolares da Juventude) e tentar ganhar de novo, e assim passar para o sul-americano mais uma vez", revelou a atleta de 14 anos.
 
Evandro Teixeira de Oliveira, ex-atleta das Forças Armadas Brasileiras e atualmente treinador da cidade de Paraguaçu Paulista, ressalta que a preparação de um jovem deve ser diferenciada para que não se tenha lesões e o desenvolvimento seja contínuo. "Visamos sempre a coordenação, o desenvolvimento da técnica e o cuidado na distribuição das cargas elementares. São atletas que estão na fase de formação. Por isso, é preciso dar mais atenção para a técnica do que para a carga".
 
Próxima parada: Bauru - Nesta quinta-feira (25) será a vez de Bauru sediar o torneio. A competição para crianças e adolescentes de 10 a 17 anos será disputada na pista de atletismo do Estádio Distrital Antonio Milagre Filho, com início previsto para as 9h30. Ao todo serão 10 seletivas regionais. 
 
Depois de Bauru e Presidente Prudente, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo serão realizados nas cidades de Piracicaba, Pirassununga, Praia Grande, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto e São Paulo. O torneio terá ainda mais dois eventos de ponta promovidos pela FPA, no Ibirapuera, em São Paulo: as seletivas estaduais que classificarão para os Jogos Escolares da Juventude, disputados em Natal (RN), de 4 a 14 de setembro, e em Belém (PA), de 7 a 16 de novembro.
 
Calendário - Confira o cronograma de competições em 2013:
 
2ª Seletiva Regional - 25/04 - Bauru - Estádio Distrital Antonio Milagre Filho - 12 a 17 anos
3ª Seletiva Regional - 08/05 - Presidente Prudente - Pista de Atletismo da Unesp - 15 a 17 anos
4ª Seletiva Regional - 09/05 - São Jose do Rio Preto - Estádio Alberto Andaló - 12 a 17 anos
5ª Seletiva Regional - 22/05 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello - 12 a 14 anos
6ª Seletiva Regional - 29/05 - Pirassununga - Academia da Força Aérea (AFA) - 12 a 17 anos e alunos com deficiência
Seletiva Regional Paralímpica - 29/05 - São Caetano do Sul - Centro Esportivo e Recreativo Vila São Jose - 12 a 19 anos - apenas para alunos com deficiência
7ª Seletiva Regional - 12/06 - Piracicaba - SESI -12 a 14 anos e alunos com deficiência
8ª Seletiva Regional - 26/06 - Praia Grande - Pista de Atletismo Municipal - 12 a 17 anos
9ª Seletiva Regional - 27/06 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello - 15 a 17 anos
10ª Seletiva Regional - 28/06 - Piracicaba - SESI - 15 a 17 anos
Seletiva Estadual Mirim (12 a 14 anos) - 10 e 11/08 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello
Seletiva Estadual Infantil (15 a 17 anos) - 28 e 29/09 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook