Recuperado de lesão, Vítor Hugo destaca amadurecimento e trabalha para 2018

Velocista da B3 Atletismo vai disputar temporada indoor pela primeira vez, com o objetivo de melhorar a saída e a aceleração nos 100 m / Foto: Osvaldo F./Contrapé

São Paulo - Vítor Hugo dos Santos tinha grandes expectativas para 2017, mas uma lesão sofrida em abril, no Mundial de Revezamentos, fez a temporada do velocista da B3 Atletismo terminar de maneira precoce. Agora totalmente recuperado, o atleta de 21 anos já começou a trabalhar para 2018 em fins de setembro. E destaca o amadurecimento como um trunfo para o próximo ano, quando vai encarar um novo desafio: correr a temporada indoor.
 
"Estou confiante com a temporada de 2018 porque estou muito mais maduro depois da lesão que tive (no músculo reto femoral da coxa direita). É difícil voltar, né? Foi a primeira vez que uma lesão me tirou tanto tempo da pista, mas a base que estou fazendo vai indo muito bem. Estou super contente porque 2018 vai ter um grande desafio para mim, que é competir o indoor." A principal competição indoor de 2018 é o Mundial de Birmingham, de 1 a 4 de março, na Inglaterra.  
 
De acordo com o treinador Victor Fernandes, a disputa de provas de 60 metros, distância mais curta nas competições em pista coberta, vai ajudar no desenvolvimento técnico de Vítor Hugo. "Não é novidade para ninguém que ele tem dificuldades na aceleração, e o indoor vai trazer uma experiência e um aprendizado que ele poderá usar para melhorar a saída e a fase inicial da corrida. A prova de 60 m é difícil, muito técnica", explica. 
 
Vítor Hugo reconhece essa dificuldade. "Eu só corri os 60 metros nas categorias de base, uns sete anos atrás, quando era pré-mirim. Voltar a fazer essa prova depois de tanto tempo vai ser um desafio e tanto. É uma prova bem difícil, mais difícil que os 100 m, ainda mais para um atleta como eu, que é grande (ele mede 1,85 m). Eu tenho dificuldade na saída, na aceleração... mas esse desafio vai ser bom porque depois vou transferir essa experiência do indoor para o outdoor". 
 
Antes de pensar nas pistas cobertas, Vítor Hugo já terá seu primeiro desafio: no fim de novembro, representará a cidade de São Caetano do Sul nos Jogos Abertos do Interior - a competição de atletismo, de 23 a 26 de novembro, será em São Bernardo do Campo. O velocista está animado com os treinos.
 
"Estou me sentindo mais forte que no ano passado, treinando mil vezes melhor. Acho que a lesão veio para me fortalecer: estou mais concentrado, me alimentando melhor, me hidratando mais... acho que fiquei mais profissional. Estou evoluindo de um jeito que nem esperava, e espero que o treino continue crescendo cada vez mais."  
 
Vítor Hugo, integrante da B3 Atletismo desde a temporada de 2016, tem como recorde pessoal o tempo de 10s11, conquistado no Troféu Brasil/2016 - é a quarta melhor marca do Brasil na história dos 100 m. Foi vice-campeão no Mundial de Menores de Donetsk/2013 nos 200 m e conquistou a 6ª posição com o revezamento 4x100 m nos Jogos Olímpicos do Rio. Em 2017, fez a sua melhor estreia em uma temporada ao conquistar a marca de 10s27 na Etapa Regional do Campeonato Paulista, em março.

Veja Também: