Renan Gallina e Amanda Miranda foram os jovens destaques de 2023

Renan Gallina   / Foto: Wagner Carmo/CBAt

Bragança Paulista - O ano de 2023 foi marcado por excelentes desempenhos de jovens atletas brasileiros. Dentre eles, destaca-se o paranaense Renan Gallina (AA Maringá-PR), que aos 19 anos, brilhou ao conquistar a medalha de ouro nos 200 m e ajudar a equipe brasileira a vencer o revezamento 4x100 m nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, realizados em novembro, no Chile.
 
Renan também alcançou as semifinais dos 200 m no Campeonato Mundial de Atletismo em Budapeste, na Hungria, em agosto. Esses jovens talentos foram uma parte importante do sucesso do atletismo brasileiro na temporada de 2023. 
 
O foco principal do atleta agora é alcançar a final nas Olimpíadas de Paris. "Com a graça de Deus, espero competir na final. Obviamente, haverá fortes concorrentes, e todos estarão em Paris com grande determinação," afirmou Renan, que após apenas uma semana de folga pós-Pan, já retomou os treinos para 2024. "É essencial manter um trabalho árduo, com total empenho e dedicação."
 
O sprinter anseia por um caminho sem obstáculos. "Estou muito contente com os triunfos de 2023. Foi desafiador, mas eu estava pronto para esse sacrifício, tanto pela equipe quanto por mim. Sinto uma enorme gratificação. Apesar de uma longa temporada e uma lesão que me afastou do Troféu Brasil e do Sul-Americano, agora estou totalmente focado em 2024," declarou o atleta do Paraná, treinado pela técnica Sandra Crul. Ele destaca o Sul-Americano Sub-23 de Barranquilla, na Colômbia, em setembro, como um dos objetivos para a próxima temporada.
 
Renan tem como melhor marca pessoal nos 100 m o tempo de 10.01 (1.9), conquistado no Sul-Americano Sub-20 de Bogotá, na Colômbia, em 19 de maio deste ano, um recorde brasileiro sub-20. Nos 200 m, seu recorde foi 20.12, em Cuiabá (MT), no ano passado, garantindo vaga no Mundial de Budapeste. Esse tempo é um recorde sul-americano e brasileiro sub-20.
 
Por anos, Renan competiu em salto em altura e provas de velocidade. Sua primeira conquista internacional foi em 2018, com um salto de 1,82 m nos Jogos Escolares de Arequipa, no Peru. Ele ainda detém o recorde brasileiro sub-16 de salto em altura, com 2,01 m, alcançado em Londrina (PR), em 5 de outubro de 2019.
 
No feminino, a também paranaense Amanda Miranda da Silva se destacou na categoria Sub-18, estabelecendo um novo recorde brasileiro nos 400 m com barreiras e conquistando duas medalhas de ouro no Ibero-Americano de Lima, no Peru. Amanda superou o recorde brasileiro no Troféu Brasil Loterias Caixa, em Cuiabá (MT), com o tempo de 58.82, competindo com adultas.
 
Atleta da Geração Atletismo de Cianorte-PR, Amanda venceu os 400 m com barreiras e os 400 m rasos no Campeonato Brasileiro Sub-18, em Aracaju (SE), em agosto, sob a orientação da treinadora Tamires Aparecida dos Santos.
 
"Este ano foi marcante no desenvolvimento técnico e na preparação para a próxima temporada. Experiências internacionais contribuíram para seu amadurecimento ao enfrentar estes níveis de desempenho. Nosso objetivo para 2024 é alcançar um resultado expressivo no Campeonato Mundial Sub-20," disse Tamires, referindo-se ao evento programado para agosto, em Lima, no Peru.
 
Outro nome que brilhou no Sub-18 foi o catarinense Vinícius de Brito (Associação do Clube de Atletismo de Rio do Sul-SC), que estabeleceu um novo recorde brasileiro da categoria nos 110 m com barreiras, com 13.20 (1.7), durante os Jogos da Juventude, em Pirassununga (SP), em setembro. Ele, treinado por Jeferson Bagatoli, conquistou ouro no Ibero-Americano nos 110 m e prata nos 400 m com barreiras.
 
"Isso tudo parece surreal, tudo aconteceu muito rápido. Em 2021, disputei os Jogos do Estado (SC), me classifiquei para os Jogos da Juventude e tudo começou a dar certo, com todos os objetivos sendo alcançados,” refletiu Vinícius.
 
Veja Também: