Tamara conquista o bi adulto da Copa Brasil de Combinadas

Tamara Alexandrino / Foto: Fernanda Paradizo / CBAt

Rio de Janeiro - A carioca Tamara Alexandrino de Sousa (Brasil Vale Ouro-RJ) confirmou seu favoritismo e venceu o heptatlo adulto da Copa Brasil Caixa de Provas Combinadas, encerrado neste domingo 27, na Arena Caixa, no Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra, em São Bernardo do Campo (SP)

Em nove edições do torneio, foi a quinta medalha de ouro da atleta de 20 anos. Ela conquistou o bicampeonato adulto e já havia vencido dois no juvenil e um no menor. "Estou feliz e confiante para o restante da temporada", disse a atleta, que somou 5.530 pontos. "Pena que senti dores no cotovelo na prova do dardo e fiz apenas um lançamento para evitar piorar a situação. Se fosse uma prova normal, teria chegado perto da meta dos 6.000 pontos", prosseguiu Tamara, que recebeu a medalha de ouro de Mauro Vinícius da Silva, o Duda, bicampeão mundial indoor do salto em distância.
 
Medalha de bronze no Mundial de Juvenis de 2012, em Barcelona, ela prepara-se agora para disputar um heptatlo no início de junho, na Áustria. "Será um torneio bem forte e espero obter um bom resultado na sequência para competir no Ibero-Americano de São Paulo, em agosto", lembrou.
 
A técnica Liliana Lohmann gostou do desempenho da atleta em seu segundo heptatlo do ano. "Temos um planejamento cuidadoso e o objetivo é ela melhorar as marcas com a sequência de competições", disse.
 
Giovana Cavaleti (ASA São Bernardo-SP), namorada de Duda, ganhou a medalha de prata, com 5.218 pontos, seguida de Crystiane Tereza Barroso (Brasil/Fupes-SP), com 5.157.
 
No decatlo adulto, o título ficou com Victor de Souza Santos (Orcampi/Unimed-SP), com 7.267 pontos, recorde pessoal. Esta é a primeira vez que participa da competição e não esconde a surpresa com a medalha de ouro. "Meu objetivo era terminar o decatlo. Tive muitos problemas de lesões e estou muito feliz com minha regularidade", comentou o atleta de 21 anos, que treina com Edemar Santos, em São Caetano do Sul.
 
A competição de São Bernardo foi apenas o terceiro decatlo na categoria adulta. O seu melhor resultado anterior era de 7.014 pontos. Pedro Franco Lima (ASSEM-SP) ficou em segundo lugar, com 7.211 pontos, seguido de Eliomar Tavares Inácio (ACA-SC), com 7.036
 
Os melhores
A comissão de treinadores formada no Congresso Técnico da competição, na última quinta-feira, elegeu Tamara Alexandrino e Alex Aparecido Soares (IEMA-SP), campeão do decatlo juvenil, como os melhores atletas do evento. Alex obteve no sábado o índice CBAt para o Mundial de Juvenis de Eugene, em julho, nos Estados Unidos.
 
Na classificação por clubes, o GR Barueri-SP foi o campeão geral, com 35 pontos. ACA-SC ganhou o troféu no masculino, com 24, e o Brasil Vale Ouro-RJ no feminino, com 19 pontos.
 
Classificação final
 
Adulto feminino
1-Tamara Alexandrino (Brasil Vale Ouro-RJ) - 5.530 pontos
2-Giovana Aparecida Cavaleti (ASA São Bernardo-SP) - 5.218
3-Crystiane Tereza Barroso (Brasil/Fupes-SP) - 5.157
 
Adulto masculino
1-Victor de Souza Santos (Orcampi/Unimed-SP) - 7.267 pontos
2-Pedro Franco Lima (ASSEM-SP) - 7.211
3-Eliomar Tavares Inácio (ACA-SC) - 7.036
 
Pódio das outras categorias
 
Menor masculino
1-Richard Antony da Silva José (GR Barueri-SP) - 5.880 pontos
2-Iago Barbosa da Cunha (ACA-SC) - 5.650
3-Rafael Henrique Campos Pereira (Clã-Delfos-MG) - 5.524
 
Juvenil masculino
1-Alex Aparecido Soares (IEMA-SP) - 7.341 pontos (índice para o Mundial de Eugene, nos EUA)
2-Hellerson Pereira da Costa (Orcampi/Unimed-SP) - 6.689
3-Michel da Silva Ferreira (FCTE-SP) - 6.004
 
Juvenil feminino
1-Lais Priscilla Pereira (GR Barueri) - 4.650 pontos
2-Jenifer Nicole Norberto (CRIA Lavras-MG) - 4.621
3-Caroline Bacelar Campos (Ideal Brasil-RJ)- 4.277
 
Menor feminino
1-Leticia Sumocoski da Silva (CSS II Exército-SP) - 4.501 pontos
2-Monike Fischer (ASDEN/FME/Marcelo Sports-SC) - 4.280
3-Graziele Loreano Bento da Silva (Brasil Vale Ouro-RJ) - 4171
 
Classificação por equipes
 
Geral
1-GR Barueri-SP - 35 pontos
2-Orcampi/Unimed-SP - 25
3-ACA-SC - 24
 
Masculino
1-ACA-SC - 24 pontos
2-Orcampi/Unimed-SP - 23
3-GR Barueri-SP - 17
3-IEMA-SP - 17
 
Feminino
1-Brasil Vale Ouro-RJ - 19 pontos
2-ASA São Bernardo-SP - 19
3-GR Barueri-SP - 18