Thiago Braz vence em Ostrava, com índice para a Rio 2016

Thiago Braz vence em Ostrava / Foto: Wagner Carmo / CBAt

Rio de Janeiro - Depois de conquistar pela primeira vez o título do Troféu Brasil Caixa de Atletismo, há 11 dias, em São Bernardo do Campo (SP), com a marca de 5,65 m, o paulista Thiago Braz da Silva venceu nesta terça-feira (dia 26) a prova do salto com vara do Ostrava Golden Spike, na República Tcheca, com 5,75 m.
 
Com o resultado, Thiago (Orcampi/Unimed) garantiu a qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, ratificando também as marcas exigidas para o Pan-Americano de Toronto, em julho, no Canadá, e para o Mundial de Pequim, em agosto, na China. O índice olímpico é de 5,70 m.
 
Campeão mundial de juvenis e recordista sul-americano absoluto (5,83 m), Thiago mora em Formia, na Itália, desde o final do ano passado, e é treinado pelo ucraniano Vitaly Petrov, ex-técnico de Sergei Bubka. Ele tem 21 anos e nasceu em Marília (SP).
 
O polonês Piotr Lisek ficou com a medalha de prata, com 5,55 m, seguido do tcheco Jan Kudlicka, com a mesma marca.
 
No salto triplo, o paulista Jean Cassimiro Rosa (Rezende/Unimep) terminou em quinto lugar, com 15,69 (-2.5). Ele foi bronze no Troféu Brasil Caixa. O norte-americano Christian Taylor ficou com o ouro em Ostrava, com 17,52 (-0.8), seguido do russo Alexey Fyodorov, com 17,11 (0.3), e do cubano Alexis Copello, com 16,38 (-0.4).
 
Veja Também: