Brasil Máquinas vence o Columbia Desafio das Serras nos 80km

Disputa pela ponta / Foto: Sergio Zolino

São Paulo - Em um final de semana de muito sol, o calendário nacional de corridas ganhou mais um novo evento e que tem tudo para ser uma sucesso a cada nova edição. A estreia do Columbia Desafio das Serras coloriu as trilhas do Parque Nacional da Serra da Bocaina, no Vale do Paraíba, reunindo cerca de 110 duplas em desafios de 40 km e 80 km, por uma região montanhosa e bastante técnica. A largada e a chegada foram na cidade de São José do Barreiro, distante 280 km de São Paulo. A organização este a cargo do Adventure Camp.
 
Ao final dos dois dias, a dupla da equipe BMC - Máquinas Brasil, com os maratonistas José Virgínio de Morais e Iazaldir Feitoza, venceu no geral da categoria 80 km, completando a prova em 7h44min07seg. Na disputa dos 40 km, empate no primeiro lugar entre os times da Neptunia Seguros e da Kailash Núcleo Aventura Team II, ambas com o tempo de 4h40min00. A dupla vencedora dos 80 km recebeu como prêmio a inscrição para o Cruce de los Andes 2013.
 
"Foi um final de semana perfeito. Tudo transcorreu dentro do previsto e as duplas puderam fazer suas provas sem nenhum problema. A estreia do Desafio das Serras foi um sucesso e isso pode ser comprovado pelos depoimentos dos participantes. Este evento tem tudo para atrair cada vez mais atletas, apaixonados pelo desafio dos esportes de aventura", destacou Luiz Antonio Gambá, diretor-técnico d prova.
 
A disputa foi dividida em cinco categorias: Geral, Masculino, Feminino, Máster e Mista. Foi uma competição de velocidade disputada em ambiente montanhoso, onde as duplas participantes tiveram que, em dois dias, percorrer, em menor tempo, diferentes tipos de terreno por dia. O evento colocou para as duplas trechos como terra batida, mata e trilhas de gado. 
 
Dupla favorita ao primeiro lugar, José Virgínio e Iazaldir Feitoza não decepcionaram. Eles foram os melhores nos dois dias e mostraram estar bem preparados para a conquista. "Fomos os primeiros vencer estar prova e já fizemos história. A prova foi incrível, o lugar e fantástico e estão todos de parabéns", destacou Virgínio.
 
Para o ano que vem, a Adventure Camp, também responsável pelo Circuito Adventure Camp de Corrida de Aventura, pode aumentar o número de provas. "O Columbia Desafio das Serras teve um início muito bom e já estamos pensando em fazer duas no segundo semestre", destacou Sergio Zolino, direto-geral do evento. 
 
"O grande atrativo do evento foram os acampamentos no alto da Serra da Bocaina, que, com a Lua Cheia, deram o clima de montanha e ar livre aos competidores", completou Zolino.
 
Resultados:
 
80 km
 
Geral 
1) BMC - Máquinas Brasil, 7h44min07seg
2) Running Club Team, 8h15min43seg
3) Núcleo Aventura, 8h50min45seg
 
Masculino
1) BMC - Máquinas Brasil , 7h44min07seg
 
Feminino
1) Kailash Team Girls, 10h56min38seg
 
Mista
1) Núcleo Aventura, 8h50min45seg
 
Master
1) Microcamp Internacional/AKSA, 13h23min28seg
 
 
40 km
 
Geral 
1) Neptunia Seguros, 4h40min00seg
1) Kailash Núcleo Aventura Team II, 4h40min00seg
3) Xingu Expresso Mirassol, 4h49min31seg
 
Masculino
1) Neptunia Seguros e Kailash Núcleo Aventura Team II, 4h40min00seg
 
Feminino
1) Meninas The Nort Face Running Club, 6h38min10seg
 
Mista
1) Xingu Expresso Mirassol, 4h49min31seg
 
Master
1) Trilopez Aventura 1, 6h07min35seg