Columbia Vidaraid leva o Ecomotion Pro 2012

Maior corrida de aventura da América Latina acontece até sábado, na Chapada dos Veadeiros / Foto: Alírio CastroAlto Paraíso de Goiás - Liderando de ponta a ponta, a equipe Columbia Vidaraid, formada pela brasileira Bárbara Bonfim e pelos espanhóis Urtzi Iglesias, Jon Ander Arambatza e Angel Garcia, foi a grande campeã do Ecomotion Pro 2012, realizado na Chapada dos Veadeiros (GO). Depois de 108 horas e 585 km de prova, entre trekking, canoagem, mountain bike, canyoning e técnicas verticais, o quarteto cruzou a linha de chegada às 18h30m desta quinta-feira, dia 17, em Alto Paraíso, GO.  A Green’s Brasília Multisport Team (DF) ficou com a segunda colocação.

"Foi uma prova bastante técnica e muito bonita. Tive a oportunidade de conhecer uma Chapada que eu não conhecia. A organização caprichou. Fiquei muito feliz com esta vitória", disse Bárbara Bonfim, bicampeã do Ecomotion Pro (Columbia Vidaraid – 2012 e Oskalunga – 2011).

Única equipe a passar pelo dark zone de quarta-feira, a Columbia Vivaraid iniciou o último trecho de trekking (42 km) ainda à noite. De lá até a chegada, foram mais 13 horas de prova, passando ainda por uma tirolesa de cerca de 1km e  11,3 km de mountain bike. Durante os cinco dias, o quarteto chegou a abrir mais de 10 horas de diferença dos outros times.

A grande briga deste ano ficou pelo segundo lugar mais alto do pódio. As equipes Green’s Brasília Multisport, QuasarLontra/Kailash e Unimed-Rio Terra de Gigantes se revezaram o tempo inteiro na segunda colocação. Mas, foram nos últimos 50 quilômetros que o quarteto de Brasília se destacou dos outros times e garantiu o vice-campeonato. Camila Nicolau (SP), Kenny de Souza (DF), Guilherme Pahl (DF) e Dougal Allan (NZL) cruzaram a linha de chegada apenas algumas horas depois da Columbia Vidaraid.  Até o meio dia desta sexta-feira, dia 18, nenhuma das outra equipe havia terminado o percurso.

Durante os cinco dias de prova, as equipes percorreram um total de 321 Km de mountain bike, 155km de trekking, 108 km de canoagem e  ainda 1km de técnicas verticais. Os outros 20 quartetos que seguem na disputa têm até o meio dia deste sábado, dia 19, para cruzarem a linha de chegada.

“A prova está sendo um sucesso. Foi um percurso bastante técnico, o que exigiu muito das equipes. Mesmo daquelas que tiveram maiores dificuldades e até desistiram, tivemos um feeedback muito positivo. A percepção dos quartetos foi de que participaram de uma corrida de aventura de verdade e que precisam se preparar melhor, em técnicas como a canoagem e orientação. Isso nos dá certeza de que estamos no caminho certo, resgatando o espírito da aventura e elevando o nível da prova, com o objetivo de retornar ao circuito mundial”, disse Tiago Guimarães, um dos organizadores do Ecomotion Pro 2012.