Ecomotion Pro 2012 começa com belas disputas

Foi dada a largada para a maior e mais desafiadora corrida de aventura das Américas : o Ecomotion  Pro 2012 / Foto: Alexandre CappiFoi dada a largada para a maior e mais desafiadora corrida de aventura das Américas : o Ecomotion Pro 2012 / Foto: Alexandre CappiGoiânia - Foi dada a largada para a maior e mais desafiadora corrida de aventura das Américas : o Ecomotion  Pro 2012. As 6 horas e 26 minutos desse domingo, dia 13 de Maio, 144 atletas, divididos em 36 equipes, partiram para um desafio de 585 km, que serão disputados em cinco dias e que promete explorar a região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

 

Logo no começo da disputa, os quartetos tiveram que testar suas habilidades em um rogaine (pista de orientação) de 4km, dentro da Fazenda Croatá, no município de  São João da Aliança. Realizado pela primeira vez em uma edição do Ecomotion, o Rogaine é um percurso de navegação no qual as equipes precisam passar por alguns checkpoints (pontos de controle) antes de seguirem adiante. A Green’s Brasília Multisport Team (DF/Nova Zelândia), Quasar Lontra Kailash (SP) e Columbia Vivaraid (Espanha/Brasil) terminaram a tarefa praticamente juntas (30min) e foram as primeiras a partirem para o próximo desafio: 53 km de canoagem  (Rio Águas Brancas). “A prova já começou dura, com uma canoagem forte, de nível 3+. Por isso optamos por colocar logo no início, com as equipes ainda descansadas e mais atentas. É um rio muito técnico e que vai exigir bastante dos atletas”, disse Tiago Guimarães, um dos organizadores da prova.

Com ampla experiência nesta modalidade, a EMA Brasil Canoar (SP), que entrou na água na 24º posição,  ultrapassou seus adversários e foi a primeira a terminar os 53 km com 6 minutos de vantagem para a espanhola Columbia Vidaraid, que foi a segunda a chegar. Ainda neste domingo, os atletas enfrentam 30 km de Mountain Bike e quase 70 km de trekking. Ao final da prova, serão 321 km de MTB, 155km de trekking, 108 km de canoagem e  ainda 1km de técnicas verticais.

Todas as edições e campeões do Ecomotion/Pro:

2003: Meridianoraid/ESP, na Chapada Diamantina/BA

2004: QuasarLontra/BRA, na Costa do Dendê/BA

2005: Buff/ESP, nas Serras Gaúchas/RS

2006: Team Sole/EUA, em Paraty/RJ

2007: Buff Coolmax/ESP, em Búzios/RJ

2008/Campeonato Mundial: Orion Health/NZL, na Rota das Emoções/PI,MA,CE

2010: QuasarLontra/BRA, na Serra do Espinhaço/MG

2011: Oskalunga/BRA, na Costa do Descobrimento/BA