Oskalunga Multisport vence a 2ª etapa do Adventure Camp 2011

Adventure Camp em Sào Luiz de Paraitinga / Foto: X3MGSSão Luiz de Paraitinga - O final de semana foi repleto de aventura em São Luís do Paraitinga (SP), onde aconteceu a 2ª Etapa do Circuito Adventure Camp 2011. A equipe Oskalunga Multisport, formada por Vinicius Zimbrão, Maria Soledad, Rafael Melges e Diogo Malagon, foi a vencedora na categoria Quartetos após completar um trajeto de 50 quilômetros de canoagem, orientação, mountain bike, técnicas verticais e belas paisagens.

O segundo lugar ficou com a Brasília Multisports , seguida da Quasar Lontra. Na categoria Solo, Marcelo Silva levou a melhor e na Light, a dupla Os Cambritos, com Fabrício Chaves e Arildo Lenzi, fez bonito e conquistou o primeiro lugar no pódio da competição.

Ao todo, mais de 1000 pessoas disputaram a prova e confirmaram a força do principal circuito do gênero feito no país. Os atletas enfrentaram um clima misto na cidade: bastante frio pela manhã e altas temperaturas na parte da tarde. São Luíz do Paraitinga foi mais uma vez escolhida, desta vez como sede desta 2ª etapa do Adventure Camp, para reativar o turismo na região, após as enchentes que atingiram o município no início de 2010, e para mostrar que está preparada para receber seus visitantes.

A equipe Oskalunga Multisport manteve a liderança durante todo o trajeto, mas enfrentou uma dura disputa com os demais quartetos. "A prova foi puxada e rápida. Durante essas cinco horas de competição, o tempo todo as equipes Brasília Multisports e Quasar Lontra se aproximavam de nós. Foi uma disputa acirrada e só no final conseguimos abrir vantagem", explica Vinícius Zimbrão, integrante da Oskalunga.

Sua companheira de equipe, Maria Soledad, também comentou sobre a exigência do percurso. "A prova não foi tranquila, exigiu muito de nós. Foi definitiva a parte de orientação e a equipe também se ajudou muito, principalmente a mim na parte do remo, em que meu desempenho não é tão bom. Fizemos força até o final e apreciamos um pouquinho da paisagem e do gado. Pedalamos lado a lado com alguns cavalos, foi incrível.".

De acordo com o diretor-geral do Camp, Sérgio Zolino, o balanço foi positivo. "Foi uma prova que exigiu muito da navegação e contou com algumas ladeiras, que incluímos no percurso para dar um gosto a mais, afinal, todos os atletas se sentiram realizados ao superar esse desafio, completando inclusive as subidas. O Adventure Camp também proporcionou uma etapa solidária, pois trouxe a São Luiz do Paraitinga novamente uma energia muito interessante para mostrar que a cidade tem grande capacidade e potencial em se reerguer rapidamente e voltar a ser um dos principais pontos de turismo ecológico do Brasil. A gente só comprovou isso trazendo mais de mil pessoas para a região e fazendo uma grande festa nesse dia lindo", finaliza.

Solo - O primeiro lugar da categoria Solo foi conquistado por Marcelo Silva, apaixonado por corrida de aventura e que veio novamente do Rio Grande do Sul para competir no Adventure Camp. O segundo lugar ficou com Frederico Nicácio, seguido por Luis Carlos Warezio.O atleta gaúcho comentou sobre sua estratégia.

"Estou encantando pela história desta cidade. Tivemos paisagens lindas, mas foi uma prova de ritmo muito forte, em que não se podia errar. Uma falha já implica em perdas de posições e foi preciso focar, pois as transições foram muito rápidas. Corri sem mochila no início para ser mais rápido, depois nas trocas procurei ser ágil, sempre com uma estratégia ou outra para tentar dar o melhor. Já o pior trecho do trajeto foi uma ladeira que era impossível de pedalar, precisei carregar a bike nas costas, mas estou muito contente com o resultado", afirmou.

Light - Na categoria Light, a dupla Os Cambritos, formada pelos iniciantes na modalidade Fabrício Chaves e Arildo Lenzi, foi a primeira a completar a prova antes dos quartetos e solos. O segundo lugar no pódio ficou com a dupla Eu Vou no Vácuo e, o terceiro, com o time Comigo Ninguém Pode.

Esta foi a primeira vez que a dupla competiu no Adventure Camp. Por essa razão, Fabrício comentou qual foi a maior dificuldade enfrentada para concluir a prova. "A gente se perdeu em dois pontos, o que tornou tudo mais complicado. Tivemos que voltar um trecho, cancelar o PC, e isso nos atrasou. Pela nossa falta de experiência, o trekking foi o trecho mais difícil e exigente. Mas conseguimos concluir a prova e estamos contentes , ainda mais pelo resultado final, salientou o jovem atleta.

O circuito Adventure Camp 2011 tem organização e promoção da Adventure Camp, com apoio institucional da Prefeitura de São Luiz do Paraitinga, e patrocínio de Sabesp, Kailash,Expresso Mirassol, Crocs, Gamaia Esportes, Neptunia Seguros, Go Outside, Funf Sports, Webventure e Bananinha Paraibuna. O Projeto Incentivado "Na trilha certa" tem o patrocínio de Marítima Seguros, São Martinho, Red Bull, Cosan, BMC, Semp Toshiba.