Brasil garante a classificação para as semifinais do Pan-Americano por equipes
São Paulo - A Seleção Brasileira de Badminton se classificou para as semifinais do XX Campeonato Pan-Americano de Badminton Por Equipes, última competição que conta pontos para o ranking olímpico da Federação Mundial de Badminton (BWF).
Nesta segunda-feira (dia 25), no Clube Fonte São Paulo, em Campinas (SP), os atletas brasileiros derrotaram a Jamaica e os Estados Unidos, pelo Grupo B, somando quatro pontos. Nesta terça-feira (dia 26), a partir das 10h, Jamaica e EUA se enfrentam pela segunda vaga.
No Grupo A, o Peru derrotou o Chile, por 4 a 1. Mais tarde, os peruanos foram superados pelo Canadá, também por 4 a 1. Nesta terça-feira, a partir das 10h, Canadá e Chile se enfrentam. Se os canadenses vencerem, garantem a vaga, com o Peru em segundo. Caso o Chile saia vencedor, haverá tríplice empate no grupo, assim os dois classificados serão definidos nos critérios de desempate.
Nesta terça-feira, a partir das 16h será realizada a disputa pelo quinto lugar. Logo em seguida terão inícios as semifinais.
Vitórias do Brasil - Pela manhã, o Brasil derrotou a Jamaica por 4 a 1. Na dupla mista, Alex Tjong e Luana Vicente derrotaram Anthony Mcnee e Mikaylia Haldane, por 2 sets a 0, parciais de 26-24 e 21-16. Em seguida, Ygor Coelho passou por Dennis Coke, por 2 sets a 0, parciais de 21-7 e 21-16. Na simples feminina, Katherine Wynter venceu Paloma dos Santos por W.O.
Na dupla masculina, Daniel Paiola e Hugo Arthuso derrotaram Dennis Coke e Anthony Mcnee, por 2 sets a 0, parciais de 21-12 e 21-16. E Ana Paula Campos e Luana Vicente finalizaram o confronto com vitória sobre Mikaylia Haldane e Katherine Wynter, por 2 sets a 0, parciais de 21-12 e 21-17.
À tarde, o Brasil não deu chances para os EUA e venceu por 5 a 0. Alex Tjong e Luana Vicente derrotaram Kyle Emerick e Jennifer Yee, por 2 sets a 0, parciais de 21-7 e 21-11. Ygor Coelho superou Timothy Lam, por 2 sets a 0, parciais de 21-14 e 21-19. Na simples feminina, Sâmia Lima garantiu o ponto que a Seleção Brasileira precisava para alcançar a semifinal ao derrotar Disha Gupta, por 2 sets a 0, parciais de 21-10 e 21-18.
"É muito bom saber que o Brasil está na semifinal. Agora é lutar pela medalha de ouro, um resultado inédito para o nosso país. Estamos esperando há muito tempo esse medalha e esperamos conquistá-la", disse Sâmia.
Nos confrontos seguintes, mais vitórias do Brasil contra os americanos. Daniel Paiola e Hugo Arthuso derrotaram Yan Tuck Chan e Kyle Emerick, por 2 sets a 0, parciais de 21-8 e 21-11. E Luana Vicente e Sâmia Lima venceram Disha Gupta e Jennifer Yee, por 2 sets a 0, parciais de 21-4 e 21-17.
Veja Também: