Brasileiros avançam para as oitavas de final no Rio

O segundo dia de competição do Yonex Grand Prix Brasil de Badminton foi marcado pela estreia dos principais atletas  / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - O segundo dia de competição do Yonex Grand Prix Brasil de Badminton, que está sendo realizado no ginásio de desportos da Aeronáutica, no Campo dos Afonsos, Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi marcado pela estreia dos principais atletas. E em todas as categorias do evento, 18 brasileiros ainda mantém as chances de um título em casa.
 
De acordo com Marco Vasconcellos, técnico da seleção brasileira de badminton, esse resultado já pode ser celebrado. No entanto, a expectativa é de que o Brasil possa brilhar ainda mais no Rio de Janeiro.
 
"É muito bom avançarmos com muitos atletas para as oitavas em todas as categorias. É importante para a pontuação no ranking mundial, mas podemos e queremos mais. Precisamos ter essa ambição e aproveitar o momento positivo que estamos vivendo. Nosso objetivo é chegar mais longe", afirmou.
 
Simples masculina - Único cabeça de chave brasileiro na categoria, Daniel Paiola avançou sem sustos para a próxima fase. Ele venceu o peruano Andres Corpancho por 3 games a 0 (11/7, 11/6 e 11/4), se garantiu nas oitavas de final e 'matou' a ansiedade da estreia em casa.
 
"Foi um começo muito bom. Estava tão ansioso que fiquei aquecendo uns 40 minutos. Entrei em quadra com um pensamento de que não seria um confronto fácil. Eu conhecia meu adversário. Ele sempre jogou em alto nível aqui nas Américas e já tinha perdido algumas vezes para ele, principalmente quando eu ainda era júnior. Acredito que por errar muito pouco, acabei desconcentrando ele e isso fez a diferença. Ainda mais com os games de 11 pontos", analisou Paiola, já com a cabeça no próximo adversário.
 
"Enfrentarei o italiano (Maddaloni). Já jogamos duas vezes, venci ambas, mas as partidas foram decididas nos detalhes. Sei que ele está com muita vontade de me superar, mas estou confiante e concentrado em avançar mais no GP".
 
Além de Paiola, outro brasileiro conseguiu chegar às oitavas do simples masculino. Alex Tjong fez o jogo mais longo do dia (50 minutos) contra o belga Maxime Moreels e venceu por 3 games a 2 (9/11, 11/5, 11/9, 10/11 e 11/8). Ele terá pela frente agora o melhor ranqueado do torneio, o sueco Henri Hurskainen.
 
Simples feminina - Três brasileiras se garantiram nas oitavas de final da categoria. A primeira a garantir a vaga foi Ana Paula Campos, após superar a norte-americana Christine Look por 3 games a 0 (11/4, 11/3 e 11/6). Ela terá pela frente agora a eslovaca Jana Ciznarova.