Daniel Paiola faz história e vence jogo no Mundial

Daniel Paiola / Foto: Divulgação

São Paulo - Primeiro brasileiro a conquistar uma medalha no individual nos jogos Pan-Americanos, Daniel Paiola quebrou outro tabu na noite desta segunda-feira (manhã na Indonésia), foi o primeiro brasileiro a vencer um jogo num Mundial de Badminton. Numa verdadeira batalha venceu o austríaco David Obernosterer, por 2 a 1 - parciais de 21-14, 11-21 e 24-22, em 57 minutos de jogo, pela primeira rodada do BWF World Championships, disputado em Jakarta, na Indonésia.
Agora, na segunda rodada, Daniel Paiola terá um confronto histórico para o badminton nacional, enfrentará o chinês Lin Dan, atual bicampeão olímpico e considerado por muitos, o melhor atleta da modalidade. O duelo ainda não teve seu horário confirmado, mas deve acontecer na manhã de quinta-feira na Indonésia, em Jakarta, (noite de quarta no Brasil).
 
O JOGO

Daniel começou o jogo concentrado e venceu o primeiro set, por 21-14, com muita autoridade. No segundo set, Daniel fez um bom jogo até a metade do set, mas depois viu o austríaco deslanchar e fechar a parcial por 21-11. No terceiro set, uma batalha. O set estava sendo disputado ponto a ponto, mas no final, Obernosterer abriu uma boa vantagem 20-16, precisando de um ponto para fechar o set. Mas, numa incrível virada, Daniel chegou a 21-20, para fechar em 24-22.
 
"Foi um jogo incrível. Todos os pontos foram muito bem disputados e consegui o resultado no final numa grande arrancada", comentou o brasileiro, muito feliz pelo resultado. Sobre a expectativa de enfrentar Lin Dan, Paiola acredita realizar um sonho.
 
"Vou realizar um sonho em jogar contra o Lin Dan. Ele é uma lenda do esporte. É quase impossível a vitória, mas quero fazer o meu melhor em quadra", comentou o atleta, muito empolgado com o triunfo na estreia.
 
"Disputar torneios em alto nível é bom para qualquer atleta. Gostaria de disputar outros como o Mundial, mas tem um alto custo. O Badminton precisa de mais apoio no Brasil para crescer ainda mais", finalizou.
 
Criado em 1999, o projeto Plantando o Futuro faz a iniciação esportiva de crianças entre 6 e 14 anos, em Camaragibe, na região metropolitana do Recife. Destaques das corridas de fundo no Brasil, os atletas Fabiane Cristine e Ubiratan dos Santos foram revelados no projeto. 
 
"Nós vemos o esporte como uma oportunidade para eles. É uma ferramenta importante para a socialização. Sempre que podemos, realizamos corridas comemorativas para estimulá-los. Tem a do Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e a Corrida para Luz, em dezembro, quando nós fazemos uma grande festa comemorativa no município", afirmou o secretário de Esportes de Camaragibe, Júlio César da Costa.
 
Próxima parada - A próxima cidade a receber a campanha Pegada do Bem será Porto Alegre. Os gaúchos poderão doar seus tênis usados durante a retirada dos kits para a prova do Brazil Run Series/Circuito CAIXA, marcada para o dia 31.


Veja Também: