Elite do Badminton se enfrenta na Austrália em busca de classificação olímpica

Ko Sung-Hyun durante final das duplas mistas no Australian Open 2014 - evento reúne melhores do ranking anualmente / Foto: Getty Images / Matt King

Rio de Janeiro - A contagem de pontos para o ranking mundial que determinará os atletas classificados para as competições de badminton nos Jogos Olímpicos Rio 2016 já começou. De 05 de maio de 2015 a 01 de maio de 2016, atletas poderão somar pontos ao participar de uma série de torneios da modalidade ao redor do mundo. Uma destas oportunidades será o Australian Open 2015, que será realizado de 26 a 31 de maio, em Sydney, na Austrália. O torneio vai reunir a elite do esporte em busca de um lugar no topo do ranking.
 
Parte do circuito de eventos chamado de Superseries, o torneio desta semana é um dos maiores em número de pontos distribuídos no ranking mundial (9.200 pontos para o vencedor), atrás apenas dos Jogos Olímpicos (até 12.000 pontos), do Campeonato Mundial (até 12.000 pontos) e da grande final da Superseries (até 11.000 pontos). 
 
Realizado anualmente, o circuito é composto por 12 campeonatos internacionais, nos quais somente os 32 melhores jogadores dos rankings de simples e duplas são convidados a participar.
 
Divulgado no último dia 21, o ranking mundial atual confirma o domínio asiático no esporte. Oito entre os 10 melhores nas disputas de simples masculino são do continente, com destaque para a China, que traz os medalhistas Olímpicos Chen Long e Lin Dan (atual campeão do torneio) ocupando a primeira e segunda posições, respectivamente.
 
O mesmo acontece no ranking de simples feminino, que tem apenas uma atleta não-asiática, a espanhola Carolina Marin, que ocupa terceira posição, entre as dez mais. A primeira posição está com a indiana Saina Nehwal, que chega à Austrália para defender o título conquistado na mesma competição em 2014.
 
Entre as melhores duplas, Coreia do Sul, Dinamarca e Indonésia ocupam as primeiras posições no masculino, enquanto Japão e China lideram no feminino. No torneio misto, a China não só ocupa a primeira posição como tem quatro duplas entre as 10 melhores do mundo até o momento.
 
Ao todo, 86 atletas participarão das provas de simples e duplas do badminton nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O Brasil é o único país com classificação garantida para as disputas de simples (feminino e masculino). Já os demais só serão conhecidos no dia 6 de maio de 2016, quando o ranking final será divulgado.
 
Veja Também: