GP do Rio de Badminton começa nesta terça-feira

Hugo Arthuso fará dupla com Daniel Paiola / Foto: Esporte Alternativo

Rio de Janeiro - Há exatos dois anos do início das Olimpíadas de 2016, o Rio de Janeiro já começa a viver o clima dos Jogos. Nesta terça-feira (05.08), às 14h, começará a ser disputado o Yonex Grand Prix Brasil de Badminton, etapa do circuito mundial da modalidade, nunca antes disputada no país. O evento será realizado no ginásio de desportos da Aeronáutica, no Campo dos Afonsos, Zona Oeste do Rio, e terá em seu primeiro dia, além da cerimônia de abertura, 17 partidas do simples masculino.
 
Entre os competidores que entrarão em quadra no primeiro dia (34), 16 são brasileiros, todos em busca da classificação para a próxima fase da competição, onde já estão os cabeças de chave.
 
“Jogar em casa sempre é muito bom. E a competição ser realizada na cidade sede dos Jogos de 2016 é muito motivador. Não só para mim, mas para todos os brasileiros que estarão em quadra. Teremos muitos jogadores de alto nível aqui no Rio e espero conseguir bons resultados. Tenho treinado muito para isso”, afirmou Alex Tjong, que estreará nesta terça contra o escocês Alistair Casey, às 14h.
 
“Nunca joguei contra ele, mas já pude vê-lo em quadra, em outros torneios que disputei. Como disse, a expectativa é a melhor possível. Não tenho a pior das chaves. Será difícil, mas espero brigar por uma medalha”, disse o brasileiro, que disputou apenas um GP em sua carreira, em 2011, nos Estados Unidos.
 
Há dois anos do início dos Jogos, Alex explicou como está a situação do Badminton brasileiro. Após um salto de qualidade nos últimos anos, a modalidade espera ter mais que os dois representantes já garantidos pelo país sede.
 
“Está sendo realizado um grande trabalho aqui no Brasil. Sabemos de nossas limitações, principalmente diante dos grandes centros de badminton no mundo, mas não deixamos de trabalhar duro. Imagino que nas competições simples será muito difícil termos mais de um representante brasileiro. Sendo assim, a briga será interna. Sadia, como deve ser. No entanto, nas duplas (mistas, masculinas e femininas) temos chances reais. Estamos melhores no ranking e podemos chegar lá”, analisou Alex.
 
Na quarta-feira (06.08), o Yonex Grand Prix Brasil de Badminton promoverá a estreia das outras quatro categorias da competição: simples feminino, duplas mistas, duplas masculinas e duplas femininas. Com isso, até o próximo domingo (10.08), dia das finais, o Rio de Janeiro será a capital mundial da modalidade.
 
Serviço - terça-feira (05.08):
Local: Ginásio de desportos da Aeronáutica, no Campo dos Afonsos, Zona Oeste do Rio
Jogos - a partir das 14h
Cerimônia de abertura 16h.
Em seguida, de 17h às 17h30 serão realizados os últimos jogos do dia.
Ao todo, serão 17 partidas, com 16 brasileiros.
 
Tabela de jogos - terça-feira (05.08):
 
14h – Sebastian Macias (PER) x Gabriel Gandara (BRA)
14h – Alex Yuwan Tjong (BRA) x Alistair Casey (ESC)
14h – Antonio Ocegueda (MEX) x Filipe Toledo (BRA)
14h30 – Kevin Cordon (GUA)  x Silva Pomoceno (BRA)
14h30 – Martin Guiffre (CAN)  x Giovanni Greco (ITA)
14h30 – Howard Shu (EUA) x Victor Alves (BRA)
15h – Mateus Carrijo Cutti (BRA) x Lino Munoz (MEX)
15h – Paulo Lucas Rosa Oliveira (BRA) x Mario Cuba (PER)
15h – Arnaud Genin (FRA) x Felippe Cury Fonseca (BRA)
15h30 – Rosario Maddaloni (ITA) x Thiago Silva Gomes (BRA)
15h30 – Duarte Fabricio (BRA) x Andres Corpancho (PER)
17h – Arturo Hernandez (MEX) x Lucas Da Silva (BRA)
17h – Ryan Chew (EUA) x Thomas De Almeida Padilha (BRA)
17h – Luke Couture (CAN) x Igor Ibrahim (BRA)
17h30 – Rodolfo Ausgusto Salles (BRA) x Rodolfo Ramirez (GUA)
17h30 – Gabriel Salgado (BRA) x Job Castillo (MEX)
17h30 – Agusriadi Wijaya Amphie (EUA) x Luiz Eduardo Martinez (BRA)
 
Confira aqui a tabela de jogos de todo o GP:
http://bwf.tournamentsoftware.com/sport/matches.aspx?id=49C4127A-741E-479D-9F68-F3F359D263C2