Grandes nomes do Badminton disputam o evento-teste dos jogos Rio-2016

Lin Dan / Foto: Reprodução/Facebook

Rio de Janeiro - Com a presença do atual bicampeão olímpico e pentacampeão mundial Lin Dan, começa nesta terça-feira (dia 24), a partir das 11h (de Brasília), o II Yonex Brasil Open, competição válida como evento-teste do badminton para os Jogos Olímpicos Rio 2016. 

O torneio, que será realizado até o dia 29 de novembro, no pavilhão 4 do Riocentro, terá o mesmo formato da disputa olímpica, com fase de grupos seguida de jogos eliminatórios. As chaves de simples terão 30 jogadores no masculino e 16 no feminino. Nas duplas, são 14 parcerias no masculino, oito no feminino e 18 nas mistas.
 
Terceiro colocado no ranking mundial, o chinês Lin Dan está no Grupo A ao lado do eslovaco Matej Hlinican (168º) e do brasileiro Igor Ibrahim (921º). “Será a quarta vez que represento a China nos Jogos Olímpicos. Isso, definitivamente, é mais do que um tesouro. Estou com uma grande expectativa. Vou fazer o meu melhor. Vejo vocês no Rio”, disse Lin Dan.
 
Número um do Brasil e 72º no ranking mundial, Ygor Coelho está no Grupo G ao lado do ucraniano Artem Pochtarev (92º), do eslovaco Jarolim Vicen (130º) e do jamaicano Gareth Henry (229º). “Os eventos-teste são de grande importância, pois ajudam na adaptação às quadras. Sem falar que jogamos com atletas que vão estar nos Jogos Olímpicos. Acho que caí num bom grupo e tenho chance de me classificar em primeiro. Nunca enfrentei meus adversários de grupo, mas já os vi jogando. Espero realizar o meu sonho de enfrentar o Lin Dan, uma lenda do badminton”, afirmou Ygor. Outros brasileiros de destaque na simples masculina são Daniel Paiola (87º) e Alex Tjong (114º).
 
Na chave feminina, o maior nome é a americana Rong Schafer (36ª). Ela está no Grupo A ao lado da tcheca Zuzana Pavelkova (83ª), da chinesa Li Yun (132ª) e da brasileira Paloma da Silva (335ª). Número um do Brasil, Lohaynny Vicente (63ª) está no Grupo B. Suas adversárias serão a austríaca Elisabeth Baldauf (81ª), a mexicana Mariana Ugalde (144ª) e a indiana Lalita Dahiya (190º). A chave feminina conta ainda com as participações das brasileiras Fabiana Silva (78ª) e Ana Paula Campos (214ª).
 
As disputas de duplas também contam com nomes fortes do cenário internacional. No masculino, destaque para os indianos Manu Attri e B. Sumeeth Reddy (21º), e os chineses Wang Yilv e Zhang Wen (25º). Pelo Brasil, a principal parceria é formada por Daniel Paiola e Hugo Arthuso (56º).
 
No feminino, a dupla a ser batida é Eefje Muskens e Selena Piek, da Holanda, atual oitava colocada no ranking mundial. Elas estão no Grupo A ao lado das brasileiras Lohaynny e Luana Vicente (44ª), das americanas Eva Lee e Paula Lynn Obanana (24ª) e das alemãs Birgit Michels e Isabel Herttrich (29ª).
 
Na dupla mista, os destaques são aos alemães Michael Fuchs e Birgit Michels, atuais 14º colocados no ranking mundial. Eles estão no Grupo A ao lado dos canandenses Toby Ng e Alex Bruce (28º), dos chineses Zhang Wen e Jia Yifan e dos brasileiros Igor Ibrahim e Paloma da Silva. O Brasil também conta com Alex Tjong e Luana Vicente (115º) e Hugo Arthuso e Fabiana Silva (100º).
 
FORMATO:
 
O II Yonex Brasil Open tem duas fases. Na primeira, os jogadores foram divididos em grupos, em que jogam entre si. Na segunda, as partidas serão eliminatórias. Segue link com informações da competição.
 
PROGRAMAÇÃO*:
 
Terça-feira (dia 24): fase de grupos a partir das 11h
 
Quarta-feira (dia 25): fase de grupos a partir das 10h
 
Quinta-feira (dia 26): fase de grupos a partir das 10h. Oitavas de final da simples masculina a partir das 13h
 
Sexta-feira (dia 27): quartas de final a partir das 10h
 
Sábado (dia 28): semifinais a partir das 14h
 
Domingo (dia 29): finais a partir das 13h
 
*Horários de Brasília
 
IMPORTANTE: o estacionamento no Riocentro, a cargo da GL Events, é cobrado. O valor é de R$ 25,00 por dia. A entrada será pelo portão G. O acesso ao pavilhão 4 é pela entrada principal.
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook