Há um ano da competição, Badminton se prepara para o Rio 2016

Falta exatamente um ano pra estreia da modalidade / Foto: Assessoria de Comunicação / CBBd

Rio de Janeiro - A contagem regressiva para a disputa do badminton nos Jogos Olímpicos Rio 2016 chega nesta terça-feira, dia 11 de agosto, à simbólica marca de Um Ano para o início da competição. Atletas do mundo inteiro estarão no Pavilhão 4 do Riocentro, entre 11 e 20 de agosto do próximo ano, em busca de medalhas nas simples masculina e feminina, duplas masculina e feminina, além da dupla mista.

“O Rio é um local espetacular para a primeira edição dos Jogos Olímpicos na América do Sul e toda a comunidade do badminton está ansiosa por estes Jogos. Nossos atletas estão envolvidos em uma intensa campanha para se classificarem para a Rio 2016 e, em maio do próximo ano, saberemos quem são os 172 atletas que estarão na competição”, afirmou o presidente da Federação Mundial de Badminton (BWF), o dinamarquês Poul-Erik Høyer.
 
Em 2016, o Brasil fará sua estreia olímpica no badminton. Por ser a sede dos Jogos, o país ganhou a vaga diretamente na simples masculina e feminina. Atualmente, Lohaynny Vicente e Fabiana Silva competem ponto a ponto no ranking mundial pela classificação para a Olimpíada. Entre os homens, Daniel Paiola, Ygor Coelho e Alex Tjong disputam o direito de representar o país.
 
“É impressionante como o tempo passa rápido. Parece que há dois dias estávamos acabando a classificação de 2012, que a Olimpíada ainda estava longe e já está logo ali. A preparação continua intensa, é a minha meta representar o Brasil nos Jogos, mas não é uma pressão que coloco em mim. Acho que estamos com grande nível com os três atletas que buscam a vaga. Não temos uma grande rivalidade. Tenho certeza que o Brasil estará bem representado em 2016”, disse Paiola.

Pelo ranking mundial, atualizado toda quinta-feira, o Brasil ainda pode ter representantes nas duplas masculina, feminina e mista. Mas como os Jogos Olímpicos contam com a participação de 16 duplas em cada categoria, a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) calcula que as parcerias precisam estar entre 20 e 25 do mundo para conquistarem a vaga na Rio 2016. Paiola/Hugo Arthuso, Lohaynny/Luana Vicente, Fabiana/Paula Beatriz e Alex/Lohaynny buscam a classificação olímpica.
 
“Falta um ano para o badminton realizar mais um feito histórico. Os nossos atletas estarão lá pela primeira vez. O olimpismo está presente diariamente na vida dos profissionais que estão trabalhando para o Brasil ser bem representado. Nossos atletas, colaboradores, juízes de linha e voluntários estão unidos neste próximo ano a fim de fazermos o melhor sempre”, afirmou o presidente da CBBd, Francisco Ferraz.
 
A janela da classificação olímpica vai até o dia 1º de maio de 2016. Quatro dias depois, a BWF divulgará os classificados.
 
Na Rio 2016, o badminton terá 172 atletas, sendo 82 homens e 82 mulheres, um homem e uma mulher do país-sede e três homens e três mulheres de países convidados. Cada Comitê Olímpico Nacional pode ter, no máximo, oito atletas no masculino e oito no feminino.


Veja Também: