Lin Dan estreia com vitória em evento-teste para jogos Rio-2016

Lin Dan estreia com vitória em evento-teste para jogos Rio-2016 / Foto: Pedro Martins/BWF

Rio de Janeiro - Atual bicampeão olímpico e pentacampeão mundial, o chinês Lin Dan começou bem sua participação no II Yonex Brasil Open, competição válida como evento-teste do badminton para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Nesta terça-feira (dia 24), no torneio com o mesmo formato da disputa olímpica, com fase de grupos seguida de eliminatória, o terceiro colocado no ranking mundial não teve dificuldade para vencer o brasileiro Igor Ibrahim (921º), pelo Grupo A, por 2 sets a 0, parciais de 21-12 e 21-5.
 
"É muito interessante poder participar deste evento, nesta instalação. Estamos próximos dos Jogos Olímpicos. Essa é uma viagem especial porque nunca tinha jogado aqui e é bom para conhecer o local", disse Lin Dan que, nesta quarta-feira (dia 25), irá enfrentar o eslovaco Matej Hlinican (168º), às 12h30 (de Brasília).
 
Quem também começou bem foi o número um do Brasil e 72º no ranking mundial, Ygor Coelho. Pelo Grupo G, ele derrotou o eslovaco Jarolim Vicen (130º), por 2 sets a 1, parciais de 19-21, 21-18 e 21-14, e depois contou com a desistência do jamaicano Gareth Henry (229º). Ele ainda teve a oportunidade de conhecer e cumprimentar o ídolo Lin Dan. Tudo isso no dia do seu aniversário de 19 anos.
 
"Fiquei nervoso por ser um evento-teste, com toda a minha família presente. Mas estou feliz por jogar em casa, ter ganhado e conhecido o Lin Dan. Foi meu presente de aniversário. Quero jogar muito bem este torneio. Há três anos não comemorava meu aniversário no Rio", afirmou o brasileiro.
 
Na chave feminina, a americana Rong Schafer (36ª) venceu com facilidade a brasileira Paloma da Silva (335ª), pelo Grupo A, por 2 sets a 0, parciais de 21-4 e 21-6. Número um do Brasil, Lohaynny Vicente (63ª) também começou bem sua caminhada na competição. Pelo Grupo B, derrotou a indiana Lalita Dahiya (190º), por 2 sets a 0, parciais de 21-10 e 21-5.
 
Nas duplas femininas, as holandesas Eefje Muskens e Selena Piek, que estão na oitava posição no ranking mundial, derrotaram as brasileiras Lohaynny e Luana Vicente (44ª), pelo Grupo A, por 2 sets a 0, parciais de 21-11 e 21-13. Nas mistas, os alemães Michael Fuchs e Birgit Michels, atuais 14º colocados no ranking mundial venceram, pelo Grupo A, os brasileiros Igor Ibrahim e Paloma da Silva, por 2 sets a 0, parciais de 21-8 e 21-9.
 
Durante o primeiro dia de disputa, o Secretário Geral da Federação Mundial de Badminton (BWF), Thomas Lund, falou sobre a realização da competição. "Faremos vários pequenos testes nos bastidores, testaremos como funciona a instalação. Até agora tivemos um bom feedback", disse o dirigente.
 
FORMATO:
 
O II Yonex Brasil Open tem duas fases. Na primeira, os jogadores foram divididos em grupos, em que jogam entre si. Na segunda, as partidas serão eliminatórias. Clique aqui para mais informações da competição.
 
PROGRAMAÇÃO*:
 
Quarta-feira (dia 25): fase de grupos a partir das 10h
 
Quinta-feira (dia 26): fase de grupos a partir das 10h. Oitavas de final da simples masculina a partir das 13h
 
Sexta-feira (dia 27): quartas de final a partir das 10h
 
Sábado (dia 28): semifinais a partir das 14h
 
Domingo (dia 29): finais a partir das 13h
 
*Horários de Brasília
 
Veja Também: