Yonex Brasil Grand Prix testará novo sistema de pontuação

Yonex será realizado no RJ / Foto: Assessoria de Imprensa / CBBd

Rio de Janeiro - O Yonex Brasil Grand Prix a ser realizado na cidade do Rio de Janeiro no período de 5 a 10 de agosto, será o primeiro torneio a testar o novo sistema de pontuação criado pela Federação Mundial de Badminton (BWF). A BWF decidiu pela mudança em caráter experimental (os testes vão até o dia 02 de Novembro) e será usada em torneios internacionais de todo o mundo, sendo o torneio do Brasil o primeiro a testar a novidade.
 
Entre as principais mudanças estão:
 
- O jogo passa a ser disputado em melhor de 5 games de 11 pontos ( vence o game quem fizer 11 pontos primeiro e vence o jogo quem vencer 3 games primeiro). Antes o jogo era disputado em 3 games de 21 pontos.
 
- No caso de empates em 10 a 10 vence o game ou o jogo quem fizer 11 pontos primeiro. Não existe mais a necessidade da diferença de 2 pontos para se decretar o vencedor.
 
- Os intervalos de 2 minutos entre os games continuam, porém, agora aumenta-se também do terceiro para o quarto game e do quarto para o game final (quinto game).
 
- O antigo intervalo de 11 pontos (1 minuto)  não existirá mais, com exceção do jogo ir para o game final (quinto game). Neste caso, será concedido 1 minuto de intervalo para que assim os atletas também possam efetuar a troca de lado na quadra.
 
As demais regras não sofreram alterações.
 
Além do Yonex Brasil Grand Prix, o novo sistema de pontuação no Brasil também será testado durante o 29º Brasil Internacional Badminton Cup a ser realizado em São Paulo em Novembro. 
 
Nas etapas do Campeonato Nacional de Badminton os jogos continuam sendo disputados no sistema de 3 games de 21 pontos.