Basquete 3x3 é sucesso entre os participantes dos Jogos Escolares da Juventude 2017

Especialistas apresentam o esporte para os jovens atletas, que se emocionam e se divertem com a clínica esportiva / Foto: Wander Roberto/Exemplus/COB

Curitiba - Os mais de quatro mil jovens atletas de 12 a 14 anos inscritos para os Jogos Escolares da Juventude Curitiba 2017 têm, além das competições, diversas outras atividades sociais e de entretenimento à sua disposição dentro do Centro de Convivência, local que funciona como uma verdadeira Vila Olímpica.
 
Com o intuito de dar a eles a oportunidade de ter contato com outras modalidades que não fazem parte do programa oficial, os Jogos promovem clínicas esportivas e o basquete 3 x 3 é a primeira delas.
 
Dois instrutores indicados pela Confederação Brasileira de Basquete, o gerente de desenvolvimento da CBB, Francisco Oliveira, e a coordenadora técnica do basquete 3 x 3, Andréa Domingos, têm a tarefa de apresentar e explicar as regras do jogo para os jovens atletas. “Em julho o basquete 3 x 3 se tornou olímpico e a gente quer fortalecer a modalidade na área estudantil. É um esporte emocionante, dinâmico, bem divertido e as crianças das outras modalidades como natação, atletismo, judô, estão adorando”, afirmou Francisco.
 
Todos os dias, a garotada faz fila para participar dos cinco minutos de partidas organizadas pelos instrutores. Gustavo Carvalho, de 14 anos, que representa Pernambuco no tênis de mesa, não escondeu a animação com o esporte. “É uma oportunidade legal, porque além de se divertir no tênis de mesa fora da competição, a gente se diverte também em outras modalidades”, afirmou o estudante do Colégio Equipe, que já conquistou uma medalha de prata e uma de bronze em outras edições dos Jogos Escolares da Juventude.
 
Já a paraense Bruna Melido, de 13 anos, atleta da ginástica rítmica e que disputa a sua terceira edição dos Jogos encontrou no basquete 3 x 3 uma forma de aliviar a tensão da competição. “O basquete é legal, porque antes da competição a gente precisa relaxar. É legal chegar aqui e ter um pouco de diversão”, disse Bruna.
 
Além das clínicas esportivas, o Centro de Convivência dos Jogos Escolares da Juventude Curitiba 2017 conta com uma programação recreativa especial. Antes e depois das refeições, os jovens interagem num espaço criado só pra eles.
 
Um espaço que conta com: lan house, biblioteca, exposição de medalhas, troféus, Tocha Olímpica e uniformes do Time Brasil, uma atração interativa denominada “Formando campeões”, clínica de dança, um painel interativo de LED, estandes da Agência Brasileira de  Controle de Dopagem (ABCD), com ações sobre o jogo limpo, da ONU mulher, da Rede Globo, além de mesas de totó e de tênis de mesa. Entre os dias 16 e 20, a clínica esportiva será de esgrima. Sempre com o apoio de profissionais e ex-atletas indicados pelas próprias confederações esportivas.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook