Basquetebol feminino da Sérvia vence europeu e está nas Olimpíadas

As irmãs Ana Dabovic (à esquerda) e Milica Dabovic comemoram a vitória no Campeonato Europeu e a vaga garantida nos Jogos Rio 2016 / Foto: EuroBasket Women 2015

Rio de Janeiro - O Campeonato Europeu Feminino de Basquete terminou neste domingo (28), em Budapeste (Hungria), classificando a Sérvia, campeã, para os Jogos Olímpicos Rio 2016. 
 
Na partida final do torneio, a Sérvia – que jamais havia subido ao pódio no Europeu – derrotou a França por 76 a 68. Na decisão do terceiro lugar, a Espanha venceu a Bielorrússia por 74 a 58. A Sérvia se junta aos EUA – vencedora da Copa do Mundo 2014 – como as únicas seleções com vaga garantida no Rio 2016 (Acompanhe aqui a corrida pela classificação Olímpica em todos os esportes).
 
Cestinha da partida final, com 25 pontos, a sérvia Ana Dabovic foi eleita a “jogadora mais valiosa” do campeonato. França, Espanha, Bielorrússia e Turquia – que terminou o Europeu em 5º lugar, após uma vitória sobre a Rússia na prorrogação, por 68 a 66 – terão uma nova oportunidade de se classificar para os Jogos Rio 2016, durante o Torneio Mundial de Qualificação Olímpica, que acontece em junho de 2016.
 
Em paralelo aos finalistas, o Europeu teve como destaque negativo a Rússia. Com o 6º lugar no torneio, o basquetebol feminino do país está fora dos Jogos Olímpicos pela primeira vez desde o boicote aos Jogos Los Angeles 1984 (quando ainda fazia parte da União Soviética). A perda é significativa: as russas são as únicas não americanas a conquistar uma medalha de ouro Olímpica: em Montreal 1976 e Moscou 1980 (como União Soviética) e Barcelona 1992 (Como Seleção Unificada, ex-URSS). Em Atenas 2004 e Pequim 2008, as russas ficaram com a medalha de bronze, mas terminaram Londres 2012 em 4º lugar. Em 2014, o país não conseguiu se classificar para o Campeonato Mundial.
 
O Europeu 2015 reuniu 20 países, que, na primeira fase, foram divididos em quatro grupos. As três primeiras de cada chave avançaram à segunda fase, disputada em dois grupos. As quatro primeiras de cada chave classificaram-se para as quartas de final, quando as partidas se tornaram eliminatórias. Na última edição do Europeu, em 2013, na França, a dona da casa também havia ficado em 2º lugar, com a Espanha em 1º e a Turquia em 2º.
 
Entre os homens, os americanos também já garantiram sua classificação para o Rio 2016, como vencedores da Copa do Mundo 2014, derrotando coincidentemente a Sérvia. O Campeonato Europeu masculino acontecerá em setembro, garantindo aos dois finalistas a vaga Olímpica.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook