Definidas semifinais do Gigantes do 3x3

De um lado estarão as duas equipes brasileiras e, do outro, Sérvia e EUA fazem revanche do último Mundial / Foto: Gaspar Nobrega

Rio de Janeiro - O Gigantes do 3x3, que será realizado na Praça do Trem, no próximo domingo, dia 4 de janeiro, já tem definidos os confrontos das semifinais. As duas equipes do Brasil se enfrentarão na primeira partida, às 9h da manhã. Logo após, Sérvia e Estados Unidos fazem o confronto que está sendo encarado como uma revanche do último Mundial, quando as equipes se enfrentaram, com os sérvios levando a melhor na campanha que resultou no título do torneio. A grande final está marcada para 11 horas.
 
"Nosso primeiro jogo no Gigantes do 3x3 será contra a Sérvia, que nos eliminou do Mundial no último verão, na França. O @teamusa3x3 vai em busca daquela doce palavra de sete letras no Rio", escreveu o jogador Dan Mavraides em seu perfil no Instagram, em clima de contagem regressiva com uma pitada de provocação.
 
Além de Mavraides, a equipe norte-americana será formada por Craig Moore, Damon Huffman e Zahir Carrington. O Team USA chega credenciado pela recente conquista do NBA 3x e por dois títulos nacionais, um em 2014 e outro em 2017.
 
Já a Sérvia, atual campeã mundial, contará no elenco com os três jogadores mais bem colocados do ranking mundial, com maior destaque para Dejan Majstorovic, Marko Savic e Dusan Bulut que nos últimos tempos têm se revezado no posto de número um do mundo. Além deles, completa a equipe Mark Zdero, atual número 11 do mundo.
 
O torneio oferece ao time vencedor uma premiação de 10 mil dólares, mas esta não é a única recompensa. O Gigantes dos 3x3 vale preciosos pontos para o ranking da Fiba, que é uma das formas de classificação olímpica da modalidade e é uma das novidades do programa dos Jogos de Tóquio 2020.
 
"Meu sonho sempre foi estar nos Jogos Olímpicos e ganhar uma medalha de ouro ao lado dos meus companheiros de equipe", disse Dejan Majstorovic. "É a terceira vez que vou jogar no Brasil. Espero um evento com muita torcida, uma grande disputa e que possamos vencer", completou.
 
As equipes brasileiras também estão definidas. O Brasil Verde terá Carlinhos "Soul" Silva Júnior, Diego Conceição, Marcellus Sarmento e Leandro "Discreto" Lima, que recentemente tornou-se o primeiro brasileiro a assinar um contrato profissional para jogar o 3x3 fora do país. O Brasil Amarelo será representado por Douglas Gouraskas, Diguinho Del'Arco, Alfredo Luiz Perandini e Luiz Felipe Soriani, jogador mais bem colocado do país no ranking mundial, na posição 61.
 
"O 'Gigantes do 3x3' será um grande evento que abrirá, de vez, as portas para a modalidade no país. O 3x3 pode ser decidido na última bola, no último segundo e a ajuda que vem de fora poder ser decisiva a nosso favor", disse Soriani.
 
O Desafio "Gigantes do 3x3" vai ser realizado numa arena montada na Praça do Trem, ao lado do Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão, no próximo domingo, 04/02. O basquete 3x3 é a versão do esporte que é disputada com três jogadores em cada time, em meia-quadra e é uma das novidades do programa olímpico dos Jogos de Tóquio 2020. O "Gigantes do 3x3" conta com a chancela da Fiba e vai valer pontos para o ranking mundial, uma das formas de classificação para a Olimpíada. O evento terá transmissão ao vivo da TV Globo dentro do programa "Esporte Espetacular". A entrada é gratuita.
 
O Gigantes do 3x3 terá transmissão ao vivo no Esporte Espetacular.
 
Veja Também: