Marcos Vinícius Nascimento lidera Distrito Federal rumo a decisão

Habilidoso armador de 1,83m se destaca na vitória candanga. Time enfrenta os cariocas na decisão / Foto: Washington Alves/Exemplus/COB

Curitiba - O armador Marcos Vinícius Nascimento foi o maior expoente na vitória do Colégio Santa Dorotéia, de Brasília (DF), sobre o Colégio Estadual Jardim Europa, de Toledo (PR), por 59 x 44, na primeira semifinal da primeira divisão do basquete masculino dos Jogos Escolares da Juventude Curitiba 2017.
 
Nesta quinta-feira, dia 21, a equipe enfrenta o Colégio Santa Mônica (RJ), na quadra 1 do ginásio Ney Braga, em São José dos Pinhais. A equipe carioca venceu o Colégio Mauá (RS), por 50 x 41, na outra semifinal.
 
Marcos Vinícius marcou 15 pontos e se destacou com diversas assistências. Um dos jogadores mais altos do time com os seus 1,83m, Marcos também é habilidoso, por isso joga como armador.
 
“Nosso time treinou muito para esse campeonato. Somos todos estreantes em uma competição nacional, mas apesar da falta de experiência em competições desse nível a nossa força de vontade supera qualquer obstáculo. Nosso time é muito forte defensivamente, jogamos em contra-ataque e gostamos de impor o nosso ritmo. Enfrentamos um time igualmente veloz, mais baixo, mas conseguimos impor o nosso jogo com muita técnica”, disse Marcos Vinícius.
 
O ala Adriano Morais acrescentou 12 pontos na vitória do time candango. “Acredito que falhamos um pouco, mas o entrosamento da equipe fez a diferença. Somos todos muito amigos, como irmãos mesmo. Um vai para a casa do outro depois do colégio e por ai vai. Isso facilita muito em quadra”, disse Adriano.
 
Na arquibancada, a Embaixadora dos Jogos Escolares, Iziane, acompanhou todos os lances do jogo. Aos 35 anos, ela afirmou que surgiu para o basquete justamente numa competição escolar, em 1997, também na capital paranaense.
 
“A competição hoje é bem diferente. Antigamente eram seleções estaduais e hoje são as equipes das escolas mesmo”, lembou Iziane, que já tem passagem marcada para acompanhar a edição dos Jogos Escolares para atletas de 15 a 17 anos, que acontecerá em Brasília, em novembro. “Vou para Brasília no dia 16 de novembro e estarei presente na Cerimônia de Abertura do evento”, disse, animada.
 
Além de Iziane, diversos atletas que vestiram a camisa da seleção brasileira acompanharam as semifinais dos Jogos Escolares. Entre eles, o ex-pivô Josuel, o ex-ala Rogério Klafke, pai de Eduardo Klafke, um dos destaques da equipe gaúcha em Curitiba, e dois profissionais da Confederação Brasileira de Basquete (CBB): o gerente da seleção brasileira masculina, Renato Lamas Pinto, e a gerente da seleção feminina, Adriana Santos. “A gente tem que prestar atenção em tudo”, disse Adriana, campeã mundial pela seleção feminina em 1994.
 
Na segunda semifinal, Ian Ferreira, da equipe carioca, foi o cestinha com 13 pontos. O árbitro da partida foi Renatinho, famoso por ter apitado duas finais de Jogos Olímpicos. Vice-campeão no ano passado, o Colégio Santa Mônica conta com dois irmãos gêmeos na sua equipe: Gabriel e João Hurtado. Os dois são filhos do ex-jogador de basquete Mingão, que atuou no Vasco. O basquetebol carioca conta ainda com uma dupla de irmãos, um no time masculino Alan e uma no feminino, Vitória.

Veja Também: