Seleção brasileira de basquete inicia preparação para o evento-teste

Seleção brasileira inicia o trabalho em 2016 com 11 jogadoras / Foto: CBB

Rio de Janeiro - Visando o evento-teste da modalidade e o início da preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016, a seleção feminina de basquete deu início aos trabalhos nesta quarta-feira (6.01), em São Paulo. Desfalcada das jogadoras que pediram dispensa, a equipe do técnico Antonio Carlos Barbosa começou o período de treinamento com apenas 11 atletas, uma a menos do que o limite para competições oficiais.
 
Na próxima semana, a seleção brasileira encara Austrália, Argentina e Venezuela no Aquece Rio, evento-teste do basquete. As partidas vão de 15 a 17 de janeiro, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra.
 
Enfrentando problemas com o boicote das atletas, o técnico da seleção valorizou a decisão da pivô Clarissa, que se apresentou ao treinador para iniciar os trabalhos. “Tenho que ressaltar a presença dessas jogadoras que atenderam a nossa convocação, e perde realmente quem não está aqui. É um grupo muito determinado e disposto a mostrar o melhor nessa fase de preparação. Importante a decisão da Clarissa de se apresentar independentemente da posição do seu clube”, declarou Barbosa.
 
A jogadora também comentou a decisão de se apresentar. “O meu papel é chegar e jogar porque acredito no trabalho dos profissionais que estão aqui. Eu me apresentei para dar o meu melhor e a expectativa para o evento-teste é boa porque todas as atletas estão motivadas. Temos alguns dias de treinamento e a comissão vai poder observar algumas jogadoras mais novas. Tenho certeza de que o Barbosa, com sua experiência, vai conduzir bem esse grupo nessa fase de preparação até a Olimpíada”, disse a atleta.
 
Uma das mais experientes do grupo, a pivô Érika, de 33 anos, também valorizou a convocação e ressaltou a importância de fazer parte da equipe. “Todo mundo sabe que sou patriota e amo a seleção. Onde e quando tiver seleção vou dar meu máximo. Agora vou focar junto com as meninas no evento-teste porque é uma fase de preparação. O mais importante é que as jogadoras que vieram estão com muita vontade de trabalhar e defender o Brasil. Eu tenho um orgulho muito grande de trabalhar com o Barbosa porque foi com ele que estreei na Seleção Brasileira Adulta na Copa América do Maranhão, em 2001”, lembrou a pivô.
 
O elenco comandado por Barbosa fica em São Paulo até a próxima segunda-feira (11.01), quando embarca para o Rio de Janeiro. Nos dias 12 e 13, o time tem dois amistosos agendados, contra Argentina e Austrália, respectivamente.
 
A estreia no evento-teste do Rio 2016 será na sexta-feira (15.01), contra a Venezuela, às 20h30. No sábado (16.01), as brasileiras enfrentam a Argentina, no mesmo horário. A última partida é no domingo (17.01), novamente às 20h30, contra a Austrália.
 
Veja Também: