Brasil já quebrou protocolo e abandonou pódio

Seleção com o bronze após o jogo / Foto: Jorge Araújo / Folha Imagem

 
Rio de Janeiro – A seleção brasileira de futebol masculino ficou marcada pela falta de fair play na disputa dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. Favorita à medalha de ouro, caiu nas semifinais para a Nigéria em uma virada histórica. Na disputa pelo bronze, goleou Portugal por 5 a 0, mas não quis esperar para subir no pódio e voltou ao Brasil antes da cerimônia.
 
Com um time de craques já consagrados como Rivaldo, Bebeto e Aldair, além de futuras estrelas como Ronaldo, Dida e Roberto Carlos, a seleção de Zagallo chegou a abrir 3 a 1 contra os nigerianos no primeiro tempo. No final, porém, um empate dos africanos levou à prorrogação e um único gol levou a Nigéria à inédita final e o conseqüente ouro contra a Argentina.
 
À época, o então presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) disse que a seleção havia entrado com “salto alto na semifinal contra a Nigéria”. A entidade pediu que a cerimônia de entrega de medalhas fosse adiantada e os jogadores receberam o bronze ali mesmo, no campo em que venceram os portugueses, quebrando protocolo do COI (Comitê Olímpico Internacional).
 
"O Brasil pediu para adiantar em um dia a premiação. Senão a gente teria de ficar mais dois dias lá para poder viajar. Era uma delegação grande e todos tinham os seus campeonatos para disputar. Os clubes estavam pressionando e o Comitê Olímpico antecipou a entrega das medalhas. Fomos direto do campo para o aeroporto", relembra o goleiro Darlei.
 
O constrangimento era grande de tanto que a equipe se considerava favorita para o ouro. Na chegada do aeroporto, a maioria dos jogadores deixaram suas medalhas na bagagem. Uma das poucas exceções foi Flávio Conceição, que trouxe o símbolo no peito. “A medalha de bronze é muito importante”, disse, na ocasião.
 
Zagallo, que dizia que a equipe não havia ido aos EUA para ganhar “prata ou bronze”, afirmou no fim do torneio que a medalha teve “fecho de ouro”.
 
Em Pequim 2008, 12 anos depois, a seleção caiu para a Argentina (campeã na final contra a mesma Nigéria) e foi bronze novamente contra a Bélgica. Ronaldinho Gaúcho foi manchete por utilizar o celular no pódio, o que foi interpretado como desrespeito por algumas pessoas.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook