Um 3º lugar geral foi a pior posição dos EUA na história olímpica

“Team USA” já ficou fora do topo / Foto: Reprodução“Team USA” já ficou fora do topo / Foto: Reprodução

Rio de Janeiro – Maior potência esportiva do mundo, os Estados Unidos nem sempre estiveram no topo. Mesmo vencendo 16 das 27 edições dos Jogos Olímpicos de Verão realizados até hoje, o Tio Sam teve algumas performances abaixo do seu padrão inabalável.
 
O maior exemplo disso foram os Jogos de Montreal, em 1976. Naquela ocasião, os Estados Unidos “amargaram” a terceira colocação no quadro geral de medalhas, de fato seu pior resultado em Olimpíadas em toda a história. Foram 94 medalhas (34 ouros, 35 pratas e 25 bronzes).
 
O país, aliás, que sempre se destaca por não priorizar nenhuma modalidade – até por isso só não subiu ao pódio até hoje em apenas cinco modalidades olímpicas -, conseguiu o feito raro em Montreal 1976 de ter mais medalhas de prata do que de ouro.
 
Quem liderou o quadro de medalhas em 1976 foi a União Soviética, no ápice do seu regime socialista. Foram 125 medalhas (49 de ouro, 41 de prata e 35 de bronze). A Alemanha Oriental veio em segundo, com menos medalhas que os americanos, mas com mais ouros (um total de 90 pódios, sendo 40 ouros, 25 pratas e 25 bronzes).
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook