Carioca do Vidigal e vice do ranking de boxe é esperança em 2016

Patrick é o principal nome do Brasil em sua categoria e número 2 do mundo / Foto: Divulgação / CBBoxe

Rio de Janeiro - O boxe olímpico do Brasil tem sofrido diversas baixas nas últimas semanas. Após os irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão anunciarem ter se profissionalizado no ano passado, o baiano Everton Lopes, outra esperança de medalha em 2016 fez o mesmo. 

Mas a melhor campanha da história do boxe nos Jogos de Londres, em 2012, tem motivos para poder ser superada nos Jogos do Rio. Isso porque um jovem carioca de 21 anos está na vice-liderança do ranking mundial de sua categoria, até 49 kg. 

Patrick Lourenço nasceu e se criou no morro do Vidigal, na zona Sul da cidade mas se mudou há 3 anos para São Paulo a fim de compor a seleção brasileira de boxe. 

"Nunca pensei em ir para o tráfico. Meu pai faleceu quando eu tinha três anos. Tentei sempre ver o lado bom da comunidade, e tem muitos lados bons lá. O esporte me ajudou a não ir para maus caminhos", conta em entrevista ao GloboEsporte.com. 

Patrick sempre gostou de praticar esportes, mas levou um tempo até chegar no boxe. Antes, tentou o futebol e o tênis. Hoje, em São Paulo, mora numa casa mantida pela Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe). 

"Moro na casa com os boxeadores, é uma bagunça, mas é muito legal ao mesmo tempo", afirma o atleta, quinto lugar do Mundial de 2013. 

Patrick se manteve entre os melhores do ano em 2014 ao disputar alguns torneios menores, já que não houve mundial. Agora, luta contra a balança para continuar na sua categoria até 2016 e brigar por uma medalha.

"Minha meta é ficar na categoria até 49 kg até as Olimpíadas. Depois, eu decido se mudo ou não. Às vezes tenho dificuldade em manter. Mas é normal, todos os ateltas da minha categoria suam um pouco para seguir no peso", conclui. 

Veja Também: