3ª Etapa da Copa Brasil de Oceânica encerra temporada 2014

O evento que obteve grande participação de canoístas de todo o Brasil agora deixa espaço para o Campeonato Brasileiro / Foto: Divulgação / CBCa

 
Rio de Janeiro - As provas da 3ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Oceânica que aconteceram no último dia 8 encerraram a temporada 2014 da Copa Brasil da modalidade. O evento ocorreu na praia de Mambucaba, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Em setembro, acontece o último evento do calendário oficial, o Campeonato Brasileiro, marcado para ocorrer em Vitória, Espírito Santos.
 
A 3ª Etapa  em Angra dos Reis teria início para as 10 horas da manhã, após reunião técnica com os atletas aconteceu a largada às 10h15 no modelo “Le Mans”.  O trajeto de 20 quilômetros contemplava a ida até uma boia posicionada em frente as Usinas Nucleares da Eletrobrás/Eletronuclear, patrocinadora do evento. Angra dos Reis teve participação de 71 atletas, 60 barcos e 9 equipes de diferentes clubes de todo o país.
 
Uma das categorias mais acirradas da etapa foi a Classe Duplo Oceânico Masculino que contou com a vitória de Dion Catarina e Gustavo Miller com o tempo de 01:39:09, deixando em segundo lugar Abel Viégas Netos e Renaldy Cruz com 01:41:10, e em terceiro Josimar Morais e Rogério Santos com 01:41:57.
 
Na categoria feminina o destaque foi para a prova da Classe Oceânica Feminina, no Surfski Individual, que sagrou-se campeã a atleta Carmen Lúcia da Silva com o  tempo de 01:52.11. O segundo posto coube a Rayssa Silva com 01:57.08, e completando o pódio a atleta Viviane Santos conquistou a terceira posição em 02:05.24.
 
A Copa Brasil ainda contou com eventos da categoria Oceânica Duplo, Surfski e Paracanoagem. Uma das maiores complicações enfrentadas pelos atletas foi não terem lido a carta náutica da prova, dificultando assim a visualização da boia de contorno, tendo alguns atletas optado por manter um traçado costeando o continente, outros escolheram um percurso mais aberto. Entretanto o retorno para praia foi favorecido por vento e ondulações facilitando o termino da prova.
 
A classificação por equipes teve como grande campeã com 2.015 pontos a equipe de ALCALINO, a segunda posição coube a equipe ATR com 1.584 pontos. A terceira posição foi conquistada pela equipe ACOAR com 1.486 pontos.
 
Os campeões do Circuito Copa Brasil na modalidade Surfski garantiram uma das duas vagas para o Campeonato Mundial de 2015, que será no Tahiti. Já o Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica acontecerá em setembro, no Espírito Santo, e classifica o atleta para a outra vaga do Surfski para o Mundial. O resultados com os convocados serão divulgados em breve pelo Comitê de Canoagem Oceânica da Confederação Brasileira de Canoagem.