Amanhã é o último dia de disputa do Campeonato Brasileiro

Neste domingo evento contará com transmissão ao vivo pelo canal SPORTV das 12h às 12h55 / Foto: Divulgação

Curitiba - O Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2016, evento que reúne os melhores canoístas do país em diversas classes etárias, se encerra neste domingo, no Parque Iguaçu, em Curitiba (PR).
 
Depois da realização das provas de 1.000 e 500 metros, amanhã será a vez das disputas nos 200 metros. Das 12h às 12h55 o campeonato terá transmissão ao vivo pelo canal SPORTV. A entrada é franca para qualquer pessoa que queira acompanhar o evento e conhecer a Canoagem Brasileira.
 
Apenas neste sábado foram disputadas 100 provas, sendo que 46 delas foram finais que premiaram os campeões brasileiros de 2016 na distância de 500 metros. Um dos fatos muito comemorado por dirigentes, técnicos e atletas é o crescimento por qual passa a Canoagem Brasileira.
 
Para Leonardo Maiola, supervisor de Paracanoagem da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), o crescimento se dá por diversos motivos, contudo o aumento do interesse das pessoas pelo esporte é primordial para se chegar à evolução técnica almejada na modalidade. “É muito bacana ver que a cada ano nosso campeonato nacional vem progredindo. Hoje conseguimos ver um nível mais elevado e as disputas mais acirradas”, argumentou.
 
Segundo Jonatan Maia, presidente da Federação Gaúcha e chefe de equipe da ACEN (Associação Caxiense de Esportes Náuticos), a evolução é palpável. “Este ano conseguimos trazer 100 crianças e ano que vem queremos trazer 150. Cada ano queremos mais. A cada ano o campeonato está mais forte e para nós estar entre as três melhores equipes é o reconhecimento do nosso trabalho”.
 
Alberto Oliveira, chefe de delegação da Associação de Canoagem de Itacaré (ACI) também comenta sobre a evolução da competição: “Este ano a nossa equipe está menor, mas com mais crianças e mais resultados. Temos muitos atletas que estão participando pela primeira vez e já conseguiram medalhas. Estamos fortalecendo a nossa base que será o futuro do nosso alto rendimento”.
 
A evolução da modalidade é o resultado do trabalho da CBCa junto às associações e federações de canoagem espalhadas pelo país. “A evolução e a organização motiva a gente a querer cada vez mais e crescer a nível nacional. É muito bom ver a canoagem crescendo e se desenvolvendo nos eventos nacional. Hoje temos eliminatórias nas categorias de base, coisa que antes não tínhamos” comenta Paulo Renato Vergutz, chefe de equipe e presidente do Clube de Regatas Cascavel (CRC). “É bom ver que a CBCa está preocupada com os clubes e sempre querendo saber se precisamos de alguma coisa” complementa.
 
Alunos da APAE visitam campeonato - Alunos e professores da Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais (APAE), de São José dos Pinhais (PR), foram convidados a visitar o Campeonato Brasileiro e assim conhecerem um pouco mais sobre o esporte que desponta no Brasil.
 
Para a professora Sueli Rocha é fundamental a inclusão e integração de pessoas excepcionais e deficientes físicos por meio do esporte. “Nosso trabalho é fazer a inclusão deles na sociedade, mas ainda existe muita rejeição por parte das pessoas. Então, achei muito interessante a oportunidade e o convite para trazê-los aqui, tanto para nós na escola quanto para os alunos. Todos nós fomos muito bem recebidos aqui”, ressaltou.
 
O aluno Jefferson dos Santos Cruz, 34 anos, afirma que participar do evento já é um fato para se comemorar. “Vimos a canoagem na televisão e ficamos empolgados quando a professora nos disse que a gente vinha aqui”.
 
CBCa parabeniza atletas olímpicos e paraolímpicos - Em reconhecimento ao esforço, comprometimento e desempenho nos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Confederação Brasileira de Canoagem, homenageou os atletas do caiaque olímpico Roberto Maehler, Gilvan Ribeiro, Edson Silva, Celso Oliveira, Vagner Souta e Ana Paula Vergutz. Uma placa comemorativa foi entregue aos atletas pelo vice-presidente da instituição, Darci Oberdan de Souza. No domingo é a vez dos atletas da Paracanoagem: Luis Carlos Cardoso, Igor Tofalini, Caio Ribeiro, Mari Santilli e Debora Benevides serem homenageados.
 
Transmissão Streaming - Quem quiser pode acompanhar ao vivo todas as provas do Campeonato Brasileiro pelo canal do Youtube da Canoagem Brasileira no link do evento.
 
https://www.youtube.com/canoagembrasileira

Veja Também: