Brasil conquista dois ouros e três pratas no primeiro dia de provas no Chile

Brasileiros dominam as provas na canoa e argentinos no caiaque. Provas de 1000m foram disputadas hoje (12) em Carauma, região de Valparaíso / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - O primeiro dia de disputas da Canoagem Velocidade dos Jogos Sul-Americanos 2014, realizados no Chile, foi de grande sucesso para o time brasileiro. O Brasil conquistou até o momento dois ouros e três pratas com domínio nas provas de canoa. A Argentina foi o grande destaque nas provas de caiaque e segue liderando o quadro de medalhas. Nesta quarta-feira (12) aconteceram todas as provas na distância de 1000 metros, disputadas em Carauma, região de Valparaíso.

Na prova de C1 Masculino 1000m a medalha de ouro foi para o brasileiro  campeão mundial Isaquias Queiroz com um tempo de 3:56.335, dominando completamente a prova e abrindo quase dez segundos para o segundo colocado. A prata ficou com o atleta do Chile, Jhonnathan F. Tafra Quitral, com o tempo de 4:04.307. Completando o pódio o atleta Sergio J. David Diaz da Colômbia obteve a marca de 4:09.187.
 
A segunda prova do dia, K1 Masculino 1000m, teve como grande vencedor o argentino Daniel A. Dal-Bo com o tempo de 3:38.401. O brasileiro Celso de Oliveira Junior obteve a medalha de prata na categoria com a marca de 3:40.304. O terceiro lugar foi conquistado pelo Chile, com o atleta Jean A. Valdebenito Neira com o tempo de 3:41.218.
 
A prova de C2 Masculino 1000m teve como grandes campeões os brasileiros Erlon de Souza e Ronilson de Oliveira, representantes brasileiros em Londres 2012, com um tempo de 3:33.508. A dupla medalhista de prata foi do time chileno, Jhonnathan F. TafraQuitral e Jose M.TafraQuitral, com a marca de 3:35.632. Para encerrar o pódio, os medalhistas de bronze foram os venezuelanos Eduard Luciano Paredes e Anderson Jose Ramos com o tempo de 3:44.315. 
 
Na quarta prova do dia, K2 Masculino 1000m, o Brasil novamente subiu ao pódio conquistando mais uma medalha de prata. A primeira colocação foi para a dupla argentina Juan I. Caceres e Pablo Martin de Torres com o tempo de 3:16.588. Os brasileiros Gilvan Ribeiro e Vagner J. Souta marcaram o tempo de 3:19.586. O Chile completou o pódio com os atletas Rene O. Susperreguy Miranda e Fernando Nicolas com a marca de 3:20.235.
 
A última prova do dia, K4 Masculino 1000m, encerrou com a vitória da Argentina com o tempo de 2:49.800. O time brasileiro constituído pelos atletas Celso de Oliveira Junior, Edson Isaias Freitas, Gilvan Ribeiro e Vagner J. Souta obteve a medalha de prata com o tempo de 2:53.234. O pódio foi completado com a equipe da Venezuela.
 
Nas disputas da Canoagem Velocidade após a realização das provas desta quarta-feira (12) a Argentina lidera o quadro de medalhas com três ouros, seguida pelo Brasil com dois ouros e três pratas, e pelo Chile com duas pratas e dois bronzes. Nesta quinta-feira acontecem as provas de K1 e K2 Feminino, ambas nos 500 metros.
 
Equipe Brasileira no Chile
 
Canoa Masculina
Isaquias Queiroz dos Santos
Erlon de Souza Silva
Ronilson Matias de Oliveira
Nivalter Santos Jesus
 
Canoa Feminina
Valdenice Conceição do Nascimento
 
Caiaque Feminino
Ana Paula Vergutz
Cinara de Lima Camargo
Bruna Chicato Ribeiro Gama
 
Caiaque Masculino
Celso Dias de Oliveira Junior
Gilvan Bitencourt Ribeiro
Vagner Junior Souta
Edson Isaías Freitas da Silva
Hans Heinrich Mallmann
 
Oficiais
Heros Ferreira - Chefe de Equipe
JesúsMorlánFariña - Treinador - Canoas
Rui Fortunato Soares Fernandes - Treinador - Caiaque Mas.
Lauro de Souza Junior - Treinador - Caiaque Fem.