Brasil conquista duas medalhas de ouro no Pan-Americano de Canoagem Slalom

Foto: Divulgação São Paulo - Os canoístas Nivalter Santos e Valdenice Conceição sagraram-se neste último fim de semana, na Cidade do México, no México, campeões pan-americanos de Canoagem Velocidade nas provas de C1 200m Masculino Sênior e C1 200m Feminino Sênior, respectivamente.

 

Além desses ótimos resultados os atletas brasileiros ainda conquistaram mais cinco medalhas de prata e três de bronze no Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade 2010, evento que também serviu de classificatória para os Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, que o Brasil classificou dezesseis atletas para a competição.

 A conquista da medalha de ouro de Nivalter Santos veio com o tempo de 38.94, na frente do canadense Richard Dalton com 39.38 e do cubano Rolexis Baez com 40.53. Já a medalha de Valdenice Conceição foi conquistada com o tempo de 50.66, na frente da canadense Mallorie Nicholson com 51.12 e da equatoriana Maria Ibarra com 54.47.

Além desses ótimos resultados a categoria canoa ainda conquistou mais sete medalhas para o Brasil, sendo cinco de pratas e duas de bronze. As pratas vieram no C1 1000 Feminino Sênior com Valdenice Conceição; C1 500 Masculino Junior com Isaquias Queiroz; C1 500 Masculino Sênior com Wladimir Moreno; C2 500 Masculino Sênior com Ronilson Oliveira e Erlon Souza; e no C1 200 Masculino Junior novamente com Isaquias Queiroz. Os dois bronzes no C1 1000 Masculino Junior com Isaquias Queiroz e no C1 500 Feminino Sênior com Valdenice Conceição. O caiaque feminino ainda conquistou mais um bronze para no Brasil no K4 500 Feminino Sênior com o quarteto formado por Bruna Gama, Regiane Sarango, Naiane Pereira e Ana Paula Vergutz. 

Jogos Pan-americanos de Canoagem Velocidade 2011
O evento realizado neste fim de semana no México envolvendo os treze principais países praticantes de Canoagem Velocidade no continente foi altamente técnico pelas intensas disputas pelas vagas para os Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 que também acontecem no México no ano que vem.

“Conseguimos atingir nosso principal objetivo que era a classificação para o Pan do ano que vem. Todos os atletas estão de parabéns pelos resultados conquistados e pelo esforço em colocar a bandeira brasileira no pódio da competição mais difícil do continente neste ano”, comentou João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem. 

Na luta pelas vagas para o Pan Guadalajara 2011 o Brasil começou com a conquista do quarto lugar no K1 1000m Masculino com João Carlos Rodrigues e do quarto lugar no C1 1000m com Wladimir Moreno. Depois veio com o terceiro lugar no K4 500m Feminino com Bruna Gama, Naiane Pereira, Regiane Sarango e Ana Paula Vergutz; o quarto lugar na canoa masculina com Erlon Souza e Ronilson Oliveira no C2 1000m, o quarto lugar no K4 1000m Masculino com o quarteto formado por Givago Bittencourt, Gilvan Bittencourt, João Carlos Rodrigues e Edson Silva, o sexto lugar no K1 500m Feminino com Naiane Pereira, o ouro de Nivalter Santos no C1 200m Masculino e o quarto lugar no K2 200m Masculino com Givago Bittencourt e Ricardo Barreto.

Classificavam-se para o Pan Guadalajara 2011 os cinco primeiros barcos nas provas do K1 e C1 Masculinos, e K1 Feminino, nas distâncias referidas. O mesmo sistema foi válido nas provas de K2 e K4, no Masculino e Feminino, e o C2 Masculino, também nas distâncias estabelecidas. Isso respeitando o número máximo de quatro canoístas na Canoa, seis canoístas no Caiaque Feminino e seis canoístas do Caiaque Masculino, por isso a classificação do K1 500m Feminino com o sexto lugar de Naiane Pereira.

O Brasil juntamente com o México (país-sede) e o Canadá foram os únicos três países do evento a classificarem 16 vagas para o evento em 2011 (máximo possível). Os atletas do Brasil conquistaram quatro vagas na canoa masculina (máximo possível), seis no caiaque masculino (máximo possível) e mais seis no caiaque feminino (máximo possível).

Provas olímpicas
Os resultados conquistados pelo Brasil no México demonstraram o crescimento da expectativa e a evolução técnica da modalidade visando à conquista de uma medalha olímpica. No Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade o atleta Nivalter Santos garantiu o ouro no C1 200m Masculino e o quarteto formado por Bruna Gama, Naiane Pereira, Regiane Sarango e Ana Paula Vergutz garantiu o bronze no K4 500m Feminino, ambas provas olímpicas.

A medalha de ouro mostra a evolução de Nivalter Santos. Na prova ele chegou na frente do canadense Richard Dalton e do cubano Rolexis Baez, ambos adversários do brasileiro no C1 200m do Campeonato Mundial, disputado em agosto na Polônia, oportunidade em que Nivalter chegou em quinto lugar, milésimos de segundos atrás do terceiro colocado o canadense Richard Dalton. Na Polônia o cubano chegou na nona colocação da Final A da prova. No México mostrou que os treinamentos constantes dão resultados e já chegou na frente de ambos na mesma prova. 

Segundo Sebastián Cuattrin, supervisor do Comitê de Canoagem Velocidade da Confederação Brasileira de Canoagem, a conquista dessas medalhas nestas determinadas provas é motivo de muita comemoração para o Brasil. “Foram resultados animadores demonstram que a canoa masculina continua evoluindo e aponta para o enorme crescimento do caiaque feminino do Brasil com a criação e implantação do Centro de Treinamentos em São Bernardo do Campo. Remamos contra seleções fortíssimas e conquistamos ótimos resultados. Estamos no caminho certo”, afirmou.

Confira todos os resultados no link:
http://www.cbca.org.br/newcbca/evento/resultados/eventos_id/241
 
Mais informações
http://www.cbca.org.br/newcbca/evento/pagina/eventos_id/241/paginas_id/268