Brasileiros não vão bem na primeira etapa da Copa do Mundo

‘Pepê’ disputou as provas de C1 Masculino e K1 Masculino / Foto: Divulgação

País de Gales - Neste último fim de semana os jovens canoístas brasileiros Ana Sátila e Pedro ‘Pepê’ Henrique Gonçalves estiveram em Cardiff, País de Gales, competindo contra os melhores do mundo na 1ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom 2013. 
 
O evento que reuniu campeões mundiais, olímpicos e jovens talentos que buscam seu espaço no cenário internacional da Canoagem Slalom rumo aos Jogos Olímpicos Rio 2016. Agora, os brasileiros seguem para Augsburg, na Alemanha, onde acontecerá neste próximo final de semana a 2a. etapa do circuito mundial.
 
Nas provas disputadas em Cardiff a jovem Ana Sátila competiu no C1 Feminino e no K1 Feminino, enquanto que ‘Pepê’ disputou as provas de C1 Masculino e K1 Masculino. O melhor resultado alcançado por um brasileiro nesta etapa da competição foi a semifinal do C1 Feminino disputada por Ana Sátila.
 
Segundo Argos Rodrigues, superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem, um pequeno erro na segunda descida de Pepê no K1 Masculino foi fundamental para deixá-lo fora das semifinais. “Ele ficou atrás do melhor barco em 11,59 segundos, bem acima do que se propõe para o Mundial. Todavia, na segunda descida do atleta ele perdeu 7,1 segundos para fazer a remonta de número 21. Este precioso tempo lhe tirou da semifinal onde, tranquilamente, poderia ter ficado entre os 30 primeiros”, explicou.
 
Já no K1 Feminino a Ana Sátila ficou em 34º Lugar com 111,08 segundos, a 10,58 segundos do melhor barco. “Embora esperássemos que ela estivesse na semifinal, o tempo conseguido foi melhor que nossas projeções iniciais. Além disso, é importante estarmos cientes que foi a melhor atleta do continente americano, vencendo a canadense e americana, o que já nos dá uma grande esperança também para os Jogos Pan-americanos de 2015”, completou Rodrigues.
 
Agora para a etapa em Augsburg os canoístas Fábio Scchena Dias Rodrigues (K1M), Charles Correa (C1M e C2M) e Anderson dos Santos Oliveira (K1M e C2M) se juntarão à Ana Sátila e Pepe para reforçar a presença brasileira no circuito de Canoagem Slalom, evento  de maior nível técnico do mundo e importante oportunidade de aprendizado e evolução dos jovens canoístas brasileiros que se preparam para o Rio 2016.